quarta-feira, setembro 12, 2007

Metro do Porto: Acidente causa problemas

Correio da Manhã
2007-09-04 - 13:08:00



Um acidente ocorrido no Metro do Porto causou, ao final da manhã desta terça-feira, problemas na circulação na linha violeta que faz a ligação entre o Estádio do Dragão e o aeroporto Francisco Sá Carneiro.


O acidente, ocorrido por voltas das 12h00, foi causado por um automobilista que não respeitou um sinal vermelho e atravessou uma rotunda junto à estação 'Botica', acabando por embater numa das composições do Metro.

A circulação passou a ser feita no local apenas numa via, em sistema de vaivém, sendo que os utentes foram também obrigados a fazer um transbordo na estação 'Verdes'. A circulação foi normalizada cerca das 12h50.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Metro do Porto e Redbull Air Race

Fonte: Diario Digital/Lusa

Metro do Porto transportou 346.838 passageiros em dois dias

O metro do Porto transportou nos dois principais dias da Red Bull Air Race, sexta-feira e sábado, um total de 346.838 passageiros, o que representa 150 mil validações a mais do que a média, disse hoje fonte da empresa.
O melhor dia de sempre em termos de transporte de clientes foi, no entanto, a 08 de Maio de 2007, uma terça-feira, dia de cortejo da Queima das Fitas em que foram efectuadas 237 mil validações.
Fonte da empresa afirmou à Lusa que na sexta-feira (31 de Agosto) registaram-se 168.529 validações e no sábado (01 Setembro) o número aumentou para os 178.309 clientes.
O número médio de passageiros transportados em dias úteis do mês de Agosto ronda os 123 mil e nos sábados de Agosto foram transportados em média 71 mil pessoas.
«No dia da prova - sábado - foram registadas 106 mil validações acima da média dos quatro sábado anteriores», sublinhou a fonte.
Também a CP afirma, em comunicado, ter batido um recorde no número de passageiros transportados no Norte do País devido à Red Bull Air Race.
Nos dois dias do evento, deslocaram-se de comboio «mais de 264 mil passageiros».
Para responder à «forte afluência do público» interessado em assistir à Red Bull Air Race World Séries, a CP Porto, CP Longo Curso e CP Regional promoveram «um conjunto de desdobramentos e serviços especiais que permitiram o transporte de mais de 264 mil passageiros nos dois principais dias do evento», refere a empresa.
No dia da corrida (sábado), a CP Porto efectuou 56 circulações especiais, o que representou um acréscimo de oferta na ordem dos 45 por cento, no que respeita a comboios urbanos.
«A CP regional e a CP longo curso também adaptaram os seus serviços com desdobramento e mais comboios», acrescenta a empresa.
O Red Bull Air Race World Séries reuniu sábado nas margens do rio Douro no Porto e em Gaia cerca de 600 mil pessoas, segundo dados da organização.
As provas de qualificação, realizadas sexta-feira, juntaram também cerca de 250 mil espectadores nas margens do Douro, o que, segundo a organização, representou o recorde do ano de assistência em provas de qualificação deste campeonato.
A Red Bull Air Race, iniciada em 2005, apresenta-se como «uma competição electrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo se desafiam uns aos outros numa corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade».
O percurso da corrida no Porto, entre as pontes da Arrábida e Luís I, que se realizou pela primeira vez este ano e deverá repetir-se em 2008 e 2009, foi um dos mais estreitos e rápidos de toda a temporada.
A oitava etapa do campeonato mundial Red Bull foi vencida pelo piloto inglês Steve Jones, com uma diferença de 38 segundos sobre o actual líder do campeonato, o americano Mike Mangold.
A nona etapa vai decorrer dia 22, em S. Diego, EUA, terminando a temporada a 04 de Novembro em Perth, Austrália.
Os 13 aviões acrobáticos e o helicóptero da organização da Red Bull Air Race embarcaram quarta-feira no aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo a S. Diego.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Estação de Mandim estará concluída até ao fim do ano

Primeiro de Janeiro



Até ao fim do ano a Metro do Porto deverá concluir uma série de obras no concelho da Maia. Os concursos de execução já foram lançados e, no caso da estação de Mandim, a obra já foi entregue. No centro da cidade algumas vias serão requalificadas.



Paulo Almeida

A Metro do Porto lançou no início de Agosto um concurso de concepção e execução de várias obras de inserção urbana no concelho da Maia, ainda referentes à primeira fase da construção da rede do metropolitano de superfície. A empresa vai remodelar as ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz, na freguesia da Maia, e concluir também uma via de ligação entre as ruas, que já está traçada, mas ainda não tem asfalto, nem passeios. A intervenção nestas vias, com uma toponímia em homenagem a duas professoras maiatas, ainda faz parte das contrapartidas acordadas com a câmara pela supressão de trânsito na Rua do Padre António, no centro da cidade.
Até ao fim do ano esta intervenção deverá estar concluída, informou a empresa Metro do Porto. A execução das obras tem um prazo de três meses, mas atribuição do concurso ainda está a decorrer e só termina no final deste mês. As obras estão orçadas em 1,4 milhões de euros.
A intervenção nas ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz implica também a plantação de árvores, ajardinamento, remates de passeios, na zona envolvente à rotunda que foi construída sobre a EN 14 e que faz a ligação à Rua Conselheiro Costa Aroso.
O concurso lançado pela Metro do Porto abrange ainda a zona circundante à estação de metro da Zona Industrial, que foi entretanto alvo de uma remodelação urbana, com a construção de uma extensa rotunda que contem o monumento ao empresário, no início da Avenida Francisco Sá Carneiro.

Estação de Mandim
A estação de metro de Mandim, por outro lado, já está a sofrer obras de inserção urbana, informou a empresa que gere o metropolitano. Esta estação, que fica a nascente da Avenida Sá Carneiro, onde a linha de metro flecte em direcção à Vila do Castelo, não tem acessos pedonais e rodoviários e encontra-se rodeada de eucaliptais. No Inverno, por exemplo, eram frequentes as queixas dos utentes do metropolitano pois tinham que percorrer autênticos lamaçais para chegar aos seus empregos. Segundo a empresa Metro do Porto, o concurso para inserção urbana daquela estação já foi adjudicada e a obra entregue ao empreiteiro. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos até ao fim deste ano, na mesma altura que a remodelação das ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz.

--------------------------

Mandim
200 validações/dia
Apesar de estar rodeada de eucaliptais, de não ter acessos pedonais e rodoviários, de ter uma iluminação deficiente, a estação de metro de Mandim regista um considerável número de validações. São duas centenas de validações diárias, o que poderá significar que a estação de metropolitano atrairá ainda mais pessoas quando estiver devidamente concluída. A empresa Metro do Porto não soube apontar razões para tão considerável número de utilizadores, mas a sua localização não deverá ser alheia a esse facto. A estação imediatamente anterior, Zona Industrial, tem menos validações que Mandim, talvez porque esta esteja mais próxima de determinado número de empresas.

sábado, setembro 01, 2007

Air Race no Porto

Metro do Porto


Linha Amarela condicionada

A Linha Amarela (D) está condicionada, até ao dia 1 de Setembro, devido à realização da Red Bull Air Race no Porto e por questões de segurança. Assim, nos mesmos períodos em que a prova tem lugar – das 9H45 às 12H15 e das 13H45 às 17H15, no dia 30 de Agosto; das 13H45 às 17H15, no dia 31 de Agosto; das 13H00 às 17H30, no dia 1 de Setembro -, a circulação desta linha fica pontualmente condicionada, sobretudo no troço compreendido entre a Estação de S. Bento e a Estação de General Torres. Para além dos referidos períodos, sempre que houver aviões em prova, no âmbito deste evento, o serviço do Metro poderá ser restringido.

No sábado, 1 de Setembro, ponto alto deste evento desportivo, o Metro do Porto funciona com um serviço reforçado, designadamente na Linha Amarela. O Metro do Porto é a principal opção de transporte para chegar e regressar às zonas ribeirinhas do Porto e de Vila Nova de Gaia. O Metro do Porto funciona ininterruptamente, antes e após a Red Bull Air Race, estando a circulação da Linha Amarela condicionada, apenas, durante a realização da mesma.

Para quem se dirija ao Porto vindo do litoral Norte, nomeadamente através da A28, sugere-se a utilização da Linha Vermelha (B) e das estações de Pedras Rubras e de Custóias. Quem venha do interior Norte, via A4, a recomendação vai no sentido de utilizar a Estação Estádio do Dragão e do ParqueMetro. Para os automobilistas que utilizem a A3 ou a EN14, a opção será tomar o Metro na Estação Parque Maia ou na Estação Fórum Maia.

O Metro do Porto recomenda a compra ou o carregamento antecipado de títulos Andante com viagens de ida e volta, de forma a evitar filas de espera junto às máquinas e aos postos de venda disponíveis em toda a rede.