domingo, dezembro 30, 2007

Metro manda reservar canal para linha S. João/Maia

Jornal de Notícias


Hugo Silva

A Empresa do Metro solicitou à Câmara da Maia que reserve canal para a construção da segunda linha no concelho. A carta, incluindo o mapa com o traçado previsto para o prolongamento da Linha Amarela a partir do Hospital de S. João (Porto), chegou à Autarquia no dia 14 do mês passado. Todos os projectos de urbanização e de edificação para as zonas em causa terão de ser remetidos pela Câmara à Metro, para que a empresa dê o seu parecer. A linha já foi colocada no Plano Director Municipal.

Apesar da segunda linha da Maia não ser considerada prioritária nem sequer estar prevista na proposta de alargamento da rede elaborada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a sua execução não foi posta de lado. Essa é a convicção de Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, perante a missiva enviada pela empresa. Que especifica o canal proposto, incluindo uma alteração ao que estava previsto há já alguns anos agora, a Metro do Porto propõe um desvio para aproveitar parte do ramal ferroviário de Leixões na zona de S. Gemil.

O traçado atravessa as freguesias mais populosas do concelho - Pedrouços, Águas Santas, Milheirós, Gueifães e Maia - e, segundo Bragança Fernandes, servirá uma população entre 60 e 70 mil pessoas. O autarca sublinhou que a elaboração dos estudos para aquela linha está contemplada no memorando de entendimento assinado entre a Junta Metropolitana do Porto (JMP) e o Governo para a segunda fase do metro e recordou que, na última reunião da JMP, ficou assegurada a sua execução, bem como da segunda linha de Gaia.

"Confiamos na Junta Metropolitana, na Administração e na Comissão Executiva da Metro. Se esta linha não se fizesse seria um crime. A Maia foi o concelho que mais cresceu nos últimos anos e não se compreenderia que ficasse de fora da expansão da rede", referiu, ao JN, Bragança Fernandes. O autarca admite, porém, "quando houver dinheiro" e "o Governo assim o entender". E só depois da linha de Gondomar e das extensões das linhas da Trofa e de Gaia.

O estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia, coordenado pelo professor catedrático Paulo Pinho, apontou como prioridades para a expansão da rede a linha Matosinhos/Boavista, a linha Senhora da Hora/S. João, a segunda linha de Gaia, uma linha circular subterrânea no Porto e a extensão da Linha Amarela até Vila d'Este. Avança, ainda, com o prolongamento da linha de Gondomar desde a Venda Nova até ao centro do concelho, com um pequeno desvio ao traçado inicialmente previsto.

Bragança Fernandes, que também é presidente da Assembleia Geral da Metro, entende que o estudo é apenas indicativo e que a segunda linha da Maia vai mesmo avançar. O autarca lembrou que através daquela linha será possível uma futura ligação ao concelho de Valongo.

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