quarta-feira, dezembro 05, 2007

Lançamento do Livro "A História do Metro do Porto"

Maia Hoje

2007-12-05 14:35:17 - Redação


«A História do Metro do Porto» é o título do livro que a Metro do Porto e a editora Calendário editam e apresentam ao público no dia 10 de Dezembro. Trata-se de uma edição que, ao longo de 240 páginas, relata os passos dados em todos os momentos do projecto – desde o aparecimento da ideia, nos anos 80 do Século XX, até à actualidade, descrevendo fases como o desenho da rede, as negociações entre os municípios e os vários governos, o lançamento do concurso público internacional, o arranque e as diversas etapas da obra e todas as datas de inauguração de linhas.

Com textos dos jornalistas António Moura, Artur Carvalho, Carlos Magno, Germano Silva, Joana Fillol e Jorge Fiel – e coordenação geral de Jorge Morgado, responsável pelo Gabinete de Comunicação da Metro do Porto –, este livro reúne depoimentos inéditos de alguns do principais protagonistas da história daquela que é a maior rede de metropolitano jamais construída de uma só vez. Com base numa pesquisa profunda e detalhada, todo o desenvolvimento do projecto, incluindo as maiores dificuldades que houve que superar, as inovações tecnológicas que foram atingidas e a avaliação do desempenho do sistema e do seu retorno socio-económico, é cuidada e pormenorizadamente tratado.

«A História do Metro do Porto» faz também o paralelo entre os avanços do projecto e a realidade cultural da Área Metropolitana do Porto e do País ao longo das duas últimas décadas. Com concepção e design gráfico do escultor João Machado, as páginas de «A História do Metro do Porto» estão marcadas por algumas das mais espectaculares fotografias relativas aos vários momentos da vida do Metro, da autoria de diversos autores portuenses.

O livro «A História do Metro do Porto» é publicamente apresentado no dia 10 de Dezembro, às 18H00, no Hotel Sheraton Porto, numa sessão que conta com a presença dos autores, de membros do Conselho de Administração da Metro do Porto, SA e da editora Calendário, estando, desde o mesmo dia, disponível nas principais livrarias de todo o País.

Sem comentários: