terça-feira, outubro 30, 2007

Linha de Gondomar foi aprovada

O Primeiro de Janeiro


Com mais de seis quilómetros de extensão, a Linha de Gondomar foi aprovada pelo Conselho de Administração da Metro do Porto. Próxima paragem “Venda Nova”. A construção, que incluirá dez estações e se prevê altamente rentável, custará cerca de 95 milhões de euros.

O Conselho de Administração da Metro do Porto, SA aprovou o lançamento do concurso público para a construção da Linha de Gondomar, no troço Estádio do Dragão - Venda Nova, disse ontem à Lusa fonte da administração da empresa.
A Linha de Gondomar terá cerca de 6,5 quilómetros de extensão (dos quais aproximadamente um quilómetro em túnel).
Neste troço está prevista a construção de dez estações.

Cerca de cem milhões
O concurso para a construção tem um valor de 95 milhões de euros e um prazo de referência para execução de 620 dias (20 meses). O anúncio do lançamento do concurso será agora publicado em Diário da República e no Jornal Oficial das Comunidades.
O prazo para apresentação das propostas é de 88 dias, que passam a decorrer a partir do dia de publicação naqueles dois boletins oficiais.
Esta é a primeira obra lançada pela Metro do Porto desde a conclusão da primeira fase de construção da rede. O anterior troço da rede do Metro do Porto, a Linha E (Violeta) do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e o Aeroporto Sá Carneiro, foi inaugurada no dia 27 de Maio de 2006.

Primeira ligação directa aeroporto/Metro
Com esta linha, o Aeroporto Sá Carneiro tornou-se no primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (o Metro) e com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S.Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro).
Este facto representou uma inovação significativa mesmo à escala europeia já que na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas (nos arredores de Madrid) tem acesso directo á rede de metro.
Pouco mais de dois meses antes, a 18 de Março de 2006, o Metro do Porto tinha sido inaugurado um dos mais longos troços da rede, a secção da Linha Vermelha do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e a Póvoa de Varzim, numa extensão de 17,2 quilómetros.

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