quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Greve das 07:00 às 09:00 entre 2ª e 6ª-feira

Diário Digital


A Metro do Porto anunciou hoje que poderão ocorreu «alguns condicionamentos pontuais no serviço» entre segunda e sexta-feira, das 07:00 às 09:00, devido a uma greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas do Caminho-de-Ferro (Smaq).

Contactado pela agência Lusa, Ilídio Pinto, do Smaq, referiu que a greve se deve à interrupção pela Trandev, operadora do Metro do Porto, das negociações sobre o acordo de empresa e o regulamento de carreiras.

Ilídio Pinto salientou que a principal reivindicação do sindicato, que a Transdev ainda não aceitou, é o pagamento de subsídio de transporte aos trabalhadores que têm de utilizar automóvel próprio para se deslocar para o trabalho.

«Há maquinistas que têm de se deslocar às 03:30 ou 04:00 de sua casa para o local de trabalho utilizando o carro próprio, porque não têm transporte público», afirmou.

Ilídio Pinto referiu que o sindicato vai contestar o despacho do Governo que decretou os serviços mínimos para esta greve, por considerar que a decisão «não é legal».

«Isto não são serviços mínimos. Na Linha Verde, por exemplo, que tem 10 comboios por hora, obrigam-nos a passar com seis. É mais do que 50 por cento», salientou.
O despacho obriga a um mínimo de 36 maquinistas a trabalhar nas duas horas de greve.

Segundo Ilídio Pinto, trabalham no Metro do Porto cerca de 200 maquinistas, dos quais 180 são sindicalizados no Smaq.



Diário Digital / Lusa

25-01-2008 19:46:00


segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Metro em Festival de Cinema em Paris

Metro do Porto

om a curta-metragem «Homenzinho», de Tiago Guedes

O Metro do Porto foi seleccionado para a competição oficial do 16º Festival CinéRail – Festival Internacional de Cinema, Comboios e Metro –, que tem lugar em Paris, França, entre 20 e 26 de Fevereiro. O Metro do Porto apresenta-se nesta prestigiada mostra internacional de cinema promovida pela International Union of Railways – UIC com a curta-metragem «Homenzinho».

O filme português a concurso neste certame dedicado ao cinema sobre e com comboios e metros é a curta-metragem «Homenzinho», dirigida por Tiago Guedes, Jorge Coelho e Rita Barbosa, numa co-produção Curtas Vila do Conde e Take it Easy, patrocinada pelo Metro do Porto no âmbito do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde.

Com participação de António Durães, Rodrigo Santos e João Maya, a acção de «Homenzinho» decorre quase inteiramente no sistema do Metro do Porto. São 6 minutos e 15 segundos de ficção no espaço das linhas e das estações da rede.

O CinéRail 2008 reúne cerca de 50 filmes e documentários originários de 20 países (França, China, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Itália, Espanha, Canadá, Austrália, Estados Unidos, entre outros). O Metro do Porto é a única representação portuguesa no Festival. Dirigido não apenas a profissionais e especialistas do sector dos transportes e, concretamente, dos comboios e metros, mas ao público em geral, o 16º CinéRail é dos principais acontecimentos culturais agendados para este mês em Paris, integrando, entre os membros do seu júri, nomes relevantes do cinema e das artes francesas. Nesta 16ª edição, o CinéRail atribui prémios nas categorias de Ficção, Documentário e ainda um prémio do público.

O 16º CinéRail decorre simultaneamente em dois espaços da capital francesa: no "Les 7 Parnassiens" Cinema Theatre (98, Boulevard du Montparnasse) e na sede da International Union of Railways – UIC (16, Rue Jean Rey). A curta-metragem «Homenzinho», apresentada pelo Metro do Porto, é exibida neste local, na tarde de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro.


Site do Festival CinéRail.

Metro do Porto, 15 de Fevereiro