quarta-feira, dezembro 21, 2011

Serviço fecha às 22:00 na noite de Natal

O Metro do Porto vai fechar mais cedo na noite de Natal (dia 24), tendo a empresa decidido que a operação terminará três horas mais cedo, às 22:00, foi hoje anunciado.
A Metro refere, em comunicado, que esta decisão surge na sequência da «pouca procura habitualmente registada neste período de Natal».
A empresa adianta ainda que também no dia 25 se verificará «uma ligeira redução da oferta face a um domingo normal».


Diário Digital / Lusa
Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011 | 13:03

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Metro do Porto arrenda lojas para aumentar receitas

Empresa espera aumentar em 72 mil euros por ano a facturação com negócios complementares.
É pouco mais do que um grão de areia, mas a Metro do Porto acredita que, mais do que uma fonte de receita alternativa, os negócios complementares da empresa permitem garantir uma melhor qualidade de serviço. Por isso, prepara-se para lançar um concurso para a exploração de cerca de seis dezenas de espaços comerciais. Ao todo, a empresa poderá arrecadar anualmente mais cerca de 72 mil euros.
"Se for bem sucedido, o concurso irá permitir-nos arrendar 12 novos pontos comerciais", explica o director do Departamento de Exploração da Metro do Porto, Nuno Aleluia, que considera que "nas condições actuais [a empresa deverá] conseguir uma renda média de 500 euros mensais em cada espaço comercial". Isto significam mais seis mil euros por mês ou 72 mil euros por ano.
É uma "forma de sustentar este negócio [de transporte de passageiros] e o crescimento da opção pelo Metro", explica Nuno Aleluia, para quem essa opção está intimamente ligada com os serviços que o Metro é capaz de oferecer além do transporte. Além disso, explica o director de Exploração do Metro do Porto, a existência de espaços comerciais na rede de metro contribui "aumentar a segurança e percepção de segurança" dos passageiros. "Há pessoas que estão nas estações em permanência e que querem estar seguras, além disso diminuem os actos de vandalismo e aumentamos a sensação de segurança dos clientes", diz.
Hermínia Saraiva  
16/12/11 00:05

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Metro do Porto transportou 330 milhões de clientes em 9 anos

A primeira linha da Metro do Porto (Azul) foi inaugurada há precisamente 9anos, tendo desde então sido transportados, no total da rede do metropolitano, “cerca de 330 milhões de clientes”, adiantou o porta-voz da empresa.
Foi no dia 7 de Dezembro de 2002 que o primeiro-ministro de então, José Manuel Durão Barroso, inaugurou a Linha Azul (A), ligação que entre a Trindade (Porto) e a Senhora da Hora (Matosinhos) atraiu no seu primeiro dia mais de mil pessoas.
Depois de quase um mês de transporte gratuito, a operação comercial do metro arrancou no dia 1 de Janeiro de 2003 e pouco tempo depois, a 6 de Março, pelas 18h55, é registada a validação do cliente um milhão.
Nove anos depois, o Metro do Porto conta com 6 linhas que atravessam 7 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), em 67 quilómetros.
A Metro do Porto “tem um percurso notável em termos de crescimento, dado que ano após ano, e praticamente mês após mês, o número de clientes que utilizam o sistema tem vindo sempre a crescer, de forma consolidada e consecutiva”, adiantou o porta-voz da empresa.
O responsável acrescentou ainda que há “expectativa de uma margem potencial de crescimento, que não está esgotada ainda, e de manter esta curva de tendência muito positiva”.
Das 81 estações existentes, precisou, Casa da Música, Trindade e Campanhã são as que têm mais procura, sendo que nestes 9 meses o metro percorreu “38 milhões de quilómetros”.
A rede ambiciona crescer, mas o anterior governo socialista decidiu suspender a 2.ª fase e o actual ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, garantindo “equidade” para as regiões, afirmou que “assim que a situação económico-financeira permita” o Governo tenciona avançar com novas grandes obras públicas.
Fundado pelo ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes, o projecto esteve durante muitos anos sem sair do papel, tendo apenas começado a entrar nos carris a partir de 2000, depois de uma mudança no modelo de gestão da empresa, que passou pela criação de uma comissão executiva.
As linhas Vermelha, Verde e Amarela abriram em 2005, seguindo-se a Violeta (2006) e a Laranja (início deste ano). Actualmente, o metro tem 81 estações, 102 veículos e serve, em média, 5 milhões de pessoas por mês.
O investimento global realizado até agora é de 2,5 mil milhões de euros, montante que equivale à dívida da Metro.
No ano de 2011 e até ao momento, o Metro do Porto transportou perto de 2 milhões de clientes a mais do que no mesmo período do ano anterior, apresentando um taxa de crescimento acumulada que ronda os 4%.
O Metro do Porto transporta cerca de 5 milhões de clientes por mês, numa média superior a 200 mil por dia útil.
A repartição da procura pelas várias linhas demonstra uma forte predominância do tronco comum entre as estações da Senhora da Hora e do Estádio do Dragão, bem como da Linha Amarela (Hospital de S. João – Santo Ovídio).
Segundo a Metro do Porto, as restantes linhas da rede, mais dadas a movimentações de natureza pendular, atingem valores relativos inferiores.
Por Redacção , com Lusa
10:13 - 07.12.2011

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Metro do Porto já paga a mais de 10 meses

A Metro do Porto continua a ser a empresa pública que mais tempo demora a pagar, numa média de 310 dias, segundo os dados da Direcção-eral do Tesouro e Finanças (DGTF) divulgados ontem que dão conta das dívidas a fornecedores.

05 Dezembro 2011 | 23:30

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Metro abalroa viatura na estação de Santa Clara

Por volta das 13.30horas, uma carruagem do metro abalroou um veículo automóvel junto à estação de Santa Clara.
Segundo a Metro do Porto, o automóvel passou o sinal vermelho, embatendo na carruagem do metro, que seguia no sentido Porto-Póvoa. O acidente causou um impedimento na circulação durante aproximadamente 20minutos, nesse mesmo sentido, o tempo necessário para retirar a viatura da linha.
Apesar do sucedido, não resultaram vítimas, apenas danos materiais. A linha mantém-se em funcionamento normal.
Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde deslocaram-se ao local para efectuar limpeza de pavimento no local do acidente.
Foto de Gil Ramos
Sex, 02 Dez 2011 15:00