quinta-feira, maio 18, 2006

Metro para o Aeroporto do Porto entra em funcionamento dia 27

Público

17.05.2006 - 22h35   Lusa




A Linha E (Violeta) do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e o Aeroporto Sá Carneiro, é inaugurada no dia 27, anunciou hoje fonte da empresa.

Com esta linha, a rede fica ligada a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, estabelecendo, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia.

O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (Metro) e com uma rede ferroviária pesada (Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro).

Este facto representa uma inovação significativa mesmo à escala europeia havendo na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas, em Madrid.

A estação Aeroporto do Metro fica situada em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com as duas vias rodoviárias existentes. A estação está totalmente coberta por uma estrutura de aço revestida a vidro, integrada no aeroporto.

Ao lado do Metro ficará localizada a futura estação para comboios de alta velocidade, prevendo a ligação Porto-Lisboa por este modo de transporte.

A Linha E (Violeta), com três novas estações (Aeroporto, Botica e Verdes), vem somar 1,6 quilómetros de extensão à rede do Metro do Porto, que passa agora a contar com um total de 60 quilómetros e 68 estações.

O serviço definido para a Linha E (Violeta), Estádio do Dragão - Aeroporto, prevê ligações directas e rápidas (tempos de percurso de cerca de 20 minutos) até ao centro do Porto.

A operação desta nova linha arranca numa base experimental até 30 de Junho, período em que o serviço estará disponível somente até à Estação de Campanhã.

Os clientes que pretendam seguir até ao Dragão devem tomar, na Estação Intermodal de Campanhã, um veículo das linhas Azul, Vermelha ou Verde.

A partir do Aeroporto e até Campanhã, o Metro pára em todas as estações, sucedendo o mesmo em sentido inverso, com o horário de funcionamento praticado em toda a rede, entre as 06h00 e as 01h30, todos os dias do ano.

Em termos de tempos de percurso, o Metro do Porto assegura uma ligação Aeroporto-Casa da Música em 23 minutos e o trajecto Trindade-Aeroporto em 28 minutos.

Incluída nesta nova linha está a obra de requalificação urbanística levada a cabo pelo Metro do Porto ao longo da Estrada Nacional 107 (a antiga via principal de acesso ao aeroporto).

O projecto do arquitecto José Bernardo Távora, transformou parte da Estrada Nacional nº107 na Avenida do Aeroporto, com 1,5 quilómetros de extensão e onze metros de largura.


Sem comentários: