segunda-feira, agosto 21, 2006

Linha Violeta (E) inaugurada - Serviço comercial em operação



Metro do Porto

3 de Julho de 2006

Fotografia: Metro do Porto


A Linha E (Violeta) está em exploração comercial desde 27 de Maio de 2006. A Linha E (Violeta) liga a Estação Aeroporto à Estação Estádio do Dragão, partilhando o canal da Linha Vermelha desde a Estação Verdes até à Senhora da Hora e, daí em diante, circulando também em paralelo com as Linhas Azul e Verde. Com a abertura desta linha, ficam disponíveis três novas estações: Aeroporto, Botica e Verdes. Esta última tem a particularidade de se situar ao centro do canal da Linha Vermelha, entre Crestins e Pedras Rubras, permitindo o rápido transbordo de clientes entre vários destinos.

A Linha E (Violeta) vem somar 1,6 quilómetros de extensão à rede do Metro do Porto, que passa agora a contar com um total de 60 quilómetros e 68 estações. Nesta nova linha, cerca de 1 quilómetro desenvolve-se em trincheira e em túnel, sendo os restantes 600 metros percorridos à superfície, em canais relvados, nomeadamente antes, durante e após as estações Botica e Aeroporto.

O serviço definido para a Linha E (Violeta), Estádio do Dragão – Aeroporto, preconiza ligações directas (sem qualquer transbordo) e muito rápidas (tempos de percurso na casa dos 20 minutos) até ao centro do Porto.

A Linha Violeta disponibiliza uma frequência de passagem de 20 minutos, o que equivale a uma média próxima das três passagens/hora/sentido. As composições em circulação nesta linha são simples, salvo em serviços especiais. A partir do Aeroporto e até o Estádio do Dragão o Metro pára em todas as estações. O mesmo sucede, naturalmente, no sentido inverso. Os horários de funcionamento integram-se nos praticados em toda a rede: 6H00/1H30, todos os dias do ano.

Em termos de tempos de percurso, o Metro do Porto assegura uma ligação Aeroporto – Casa da Música em 23 minutos e o trajecto Trindade – Aeroporto em 28 minutos. A totalidade da Linha Violeta é percorrida em 33 minutos, até Campanhã, ou em 35 minutos, até à Estação Estádio do Dragão.

Agora o Porto está ainda mais ligado ao mundo. Com a abertura da Linha E (Violeta), entre a Estação Estádio do Dragão e a Estação Aeroporto, passa a ser possível iniciar uma viagem de avião com origem no Metro do Porto. A rede fica ligada, com absoluta operacionalidade, a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.

Através da obra de ligação do Aeroporto à rede do Metro, proposta pelo Conselho de Administração da empresa e aprovada pelo Governo, está estabelecida, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia. O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer interface directo com uma rede ferroviária ligeira (o Metro), e interface com uma rede ferroviária pesada (as Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro). Aliás, trata-se de uma inovação significativa mesmo à escala europeia: basta referir que, em toda a Península Ibérica, apenas o Metro de Madrid serve o principal aeroporto, Barajas, da cidade, através da sua recente Linha 8.

O Metro do Porto reforça, com a ligação ao totalmente remodelado Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o potencial para o desenvolvimento económico e social do Norte de Portugal no contexto europeu. Os utilizadores, nacionais e estrangeiros, desta equipamento gerido pela ANA passam a dispor de uma ligação ao centro do Porto e a todos os restantes concelhos abrangidos pela rede através de um meio de transporte rápido, seguro e eficaz.

A Estação Aeroporto do Metro fica situada precisamente em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com a duas vias rodoviárias existentes. Em todo o caso, a circulação pedonal entre ambos os equipamentos é servida por um canal subterrâneo próprio, que dá também acesso aos parques de estacionamento enterrados do Aeroporto.

Assim, ao chegar à Estação Aeroporto, o cliente apenas necessitam de descer um piso – através de escadas rolantes, elevadores ou escadas fixas -, até ao corredor que passa sob a frente do Aeroporto. Em pouco menos de 50 metros, estão dentro do Aeroporto e, subindo agora um piso, situam-se em plena zona de chegadas.

De igual modo, o acesso à Estação a partir do interior do Aeroporto é extremamente simples e prático, estando devidamente sinalizado. A Estação Aeroporto dispõe de todas as comodidades e equipamentos habituais nas estações da rede do Metro do Porto, com a particularidade de se encontrar totalmente sob uma cobertura – uma estrutura de aço revestida a vidro. Também em termos estéticos, trata-se de uma importante qualificação do já de si altamente modernizado Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.
Acrescenta-se que, sendo construída a ligação Porto/Lisboa do Comboio de Alta Velocidade, está já reservada e preparada no Aeroporto a localização da futura Estação deste meio de transporte, precisamente ao lado da Estação do Metro, também em paralelo com a zona de chegadas.

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