terça-feira, setembro 26, 2006

Bicicletas foram utentes do metro

“Metro sobre duas rodas” com adesão inesperada


O Comércio do Porto
Joana Soares - 25.09.2006

A iniciativa lançada ontem pela Metro do Porto venceu a chuva, chamou muitos participantes a estacionarem as suas bicicletas no interior do metro, e a fazerem a ligação entre cinco estações do metro. Luz verde para as bicicletas validarem o Andante para o metro.


A manhã semeava chuva e o ar era cinzento, mas nem por isso a iniciativa da Metro do Porto, “Metro sobre duas rodas”, teve menos aderência. Antes pelo contrário, ainda os ponteiros não chegavam perto das 10h de ontem, e já cerca de 20 pessoas ladeavam Eduarda, Bruno e Diogo – os responsáveis no posto da estação da Trindade para o fornecimento de material e informação aos cicloturistas. O número ia aumentando à medida que a manhã ia avançando e a chuva ia ganhando força. Do outro lado da cidade, na estação Matosinhos Sul, outras dezenas de cicloturistas aderiam à iniciativa da Metro, que pretende incentivar os portuenses a transportar as suas bicicletas no interior do metro, dentro do regulamento elaborado. Trindade, S. Bento, Museu do Carro Eléctrico, Avenida Brasil, Calçadão Matosinhos. Tudo a postos. Vamos pedalar.“Somos três amigos do grupo BTTX de Matosinhos, que existe há três anos e gostamos muito de bicicletas, participamos em outras iniciativas. A chuva não faz mal, é boa. Não havia necessidade, mas não faz mal”, diz ao JANEIRO Alfredo Moreira, enquanto termina os últimos ajustes ao capacete. De calção justo e camisola apertada, monta a bicicleta-montanha e arranca entre os pingos violentos. Fernando Gomes, mãos à cinta, todo de azul, enaltece a actividade da Metro, “é útil à sociedade estas iniciativas, porque também chama a fazer desporto”. Por entre os cicloturistas, Bruno e Carlos, dois miúdos, parecem dois atletas em miniatura. “Estão preparados?”. “Então não estamos!”. Mas quem ganha visibilidade é a pequena Mafalda, de 11 anos. De entre a multidão distingue-se por ser a única menina, de uma participação marcadamente masculina. “Gosto muito de andar de bicicleta”, atira sem timidez, mesmo estando acompanhada só com os primos, pai e tio. “O pai falou-me, porque já vinha com o irmão, e eu achei giro e quis participar”. “Venha de bicicleta até ao metro!”“Os cicloturistas têm de carimbar em cinco sítios – estações - da cidade do Porto o cartão da iniciativa (um desdobrável com espaço para carimbar as cinco zonas e com as cores de todas as linhas do metro e uma bicicleta desenhada, onde se lê: Metro sobre duas rodas). Têm a obrigatoriedade de carimbar e parar nesses sítios”, explicam Diogo e Bruno, que estiveram ontem no posto da Trindade a dar apoio à actividade. Os dois amigos vestem a t-shirt da Metro, esta mais especial, azul-marinha, com o símbolo da Metro à frente e atrás uma bicicleta desenhada, que diz “eu viajo”. É a t-shirt- prémio da iniciativa, mais um cartão Andante, que todos os participantes levaram para casa. “Está a ter mais afluência do que o esperado, mesmo até com chuva”, confessa Diogo, sentado numa mesa improvisada na estação, decorada com cartões para os cicloturistas e um autocolante com letras impressas: “Venha de bicicleta até ao metro”. Todos os participantes colaram o dorsal ou nas costas, ou no tronco, ou na própria bicicleta.Escadas rolantes dificultamA base do trajecto era a Trindade. Portanto, findo o percurso, os cicloturistas, validaram o Andante com zona Z3 e viajaram na última carruagem do metro, onde é permitido estacionar as bicicletas. E da última carruagem iam saindo de sete em sete minutos – a frequência do metro, bicicletas de vários tamanhos, cores e marcas, com um único ponto em comum, as gotas do temporal. “O percurso foi relativamente calmo”, conta João Lopes, de 24 anos, olhos atentos aos olhos de uma série de jornalistas, “mas o ponto mais fraco é talvez as escadas rolantes, não é prático para a mobilidade das bicicletas, e os elevadores são pequenos”. O João demorou cerca de 1h11m para percorrer as cinco estações propostas. “As pessoas têm olhares curiosos, mas não se queixam”, acrescenta descansadamente. Mobilidade, e o prémio Metro em duas rodas foi uma iniciativa da Metro do Porto no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que no Porto terminou ontem. Para além disso, e como realça Nuno Ortigão, director de comunicação da Metro, “o Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta ganho esta semana deu impulso à iniciativa”. Todas as pessoas fora das horas de ponta – sensivelmente das 8h às 10h, e das 17h às 20h – podem viajar de metro acompanhadas das suas bicicletas ou veículos de duas rodas, na última carruagem do metro. “É preciso acompanhar as últimas tendências”, reclama.

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