quinta-feira, maio 18, 2006

Metro para o Aeroporto do Porto entra em funcionamento dia 27

Público

17.05.2006 - 22h35   Lusa




A Linha E (Violeta) do Metro do Porto, entre Pedras Rubras e o Aeroporto Sá Carneiro, é inaugurada no dia 27, anunciou hoje fonte da empresa.

Com esta linha, a rede fica ligada a todos os destinos com origem no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, estabelecendo, pela primeira vez em Portugal, uma verdadeira intermodalidade nos sistemas de transporte de articulação europeia.

O Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a fazer uma ligação directa com uma rede ferroviária ligeira (Metro) e com uma rede ferroviária pesada (Estações da CP de Campanhã, de S. Bento e de General Torres, acessíveis através da rede do Metro).

Este facto representa uma inovação significativa mesmo à escala europeia havendo na Península Ibérica apenas um outro aeroporto, o de Barajas, em Madrid.

A estação Aeroporto do Metro fica situada em frente à zona de chegadas daquela infra-estrutura aeroportuária, em paralelo com as duas vias rodoviárias existentes. A estação está totalmente coberta por uma estrutura de aço revestida a vidro, integrada no aeroporto.

Ao lado do Metro ficará localizada a futura estação para comboios de alta velocidade, prevendo a ligação Porto-Lisboa por este modo de transporte.

A Linha E (Violeta), com três novas estações (Aeroporto, Botica e Verdes), vem somar 1,6 quilómetros de extensão à rede do Metro do Porto, que passa agora a contar com um total de 60 quilómetros e 68 estações.

O serviço definido para a Linha E (Violeta), Estádio do Dragão - Aeroporto, prevê ligações directas e rápidas (tempos de percurso de cerca de 20 minutos) até ao centro do Porto.

A operação desta nova linha arranca numa base experimental até 30 de Junho, período em que o serviço estará disponível somente até à Estação de Campanhã.

Os clientes que pretendam seguir até ao Dragão devem tomar, na Estação Intermodal de Campanhã, um veículo das linhas Azul, Vermelha ou Verde.

A partir do Aeroporto e até Campanhã, o Metro pára em todas as estações, sucedendo o mesmo em sentido inverso, com o horário de funcionamento praticado em toda a rede, entre as 06h00 e as 01h30, todos os dias do ano.

Em termos de tempos de percurso, o Metro do Porto assegura uma ligação Aeroporto-Casa da Música em 23 minutos e o trajecto Trindade-Aeroporto em 28 minutos.

Incluída nesta nova linha está a obra de requalificação urbanística levada a cabo pelo Metro do Porto ao longo da Estrada Nacional 107 (a antiga via principal de acesso ao aeroporto).

O projecto do arquitecto José Bernardo Távora, transformou parte da Estrada Nacional nº107 na Avenida do Aeroporto, com 1,5 quilómetros de extensão e onze metros de largura.


domingo, maio 07, 2006

Acesso original às urgências do S. João é hoje reposto

O Primeiro de Janeiro


A Comissão ad hoc para o enterramento da linha do Metro junto ao Hospital de S. João anunciou ontem que o acesso original aos Serviços de Urgência daquela unidade está concluído. Em declarações ao JANEIRO, o porta-voz da comissão afirmou que a inauguração decorre hoje e que as obras acabaram por ser executadas pelo hospital e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, apesar de serem "um compromisso da Metro do Porto a qual não se disponibilizou para as realizar". Castro Henriques especificou que a forma como até à data se procedia a entrada para as urgências era incomodativa, "em ziguezague e com uma rampa sem o mínimo de condições". Neste sentido, prosseguiu, o Hospital de S. João e a Faculdade de Medicina optaram por tomar as rédeas da empreitada, construindo um acesso em tudo idêntico ao existente antes das obras do Metro do Porto. "Basicamente foi tapado o túnel de dentro do hospital e a rua exterior foi arranjada, extinguindo-se o ziguezague e colocando-se uma entrada directa às urgências", especificou o responsável.
Entretanto, aproveitando a inauguração de hoje, a comissão ad hoc irá mais uma vez reclamar do facto das vias envolventes ao S. João se encontrarem em mau estado. Castro Henriques avançou que nomeadamente a Rua António Bernardino de Almeida, onde se localiza o Instituto Português de Oncologia, está "toda esburacada, uma autêntica desgraçada que obriga os automobilistas a circular a passo de caracol". O responsável critica que o Metro "apenas se preocupou com instalação dos trilhos" e que, desde que inaugurou o último troço da Linha Amarela entre o Pólo Universitário e o S. João, "nunca mais fez nada relativamente a arranjos dos arruamentos".

Metro anuncia reforço para a Queima

O Primeiro de Janeiro




A Metro do Porto anunciou ontem o reforço das quatro linhas em funcionamento durante a semana da Queima das Fitas, entre 6 a 14 de Maio, com o alargamento dos horários e o reforço da capacidade de transporte das carruagens. Com o prolongamento da rede, a empresa diz estar mais próxima dos locais onde decorrem os festejos, nomeadamente do Queimódromo a 400 metros da Estação Matosinhos Sul. Por isso, a entrada em funcionamento da Linha Azul vai ser antecipada das 6h00 para as 5h00 com uma frequência de 15 minutos. A partir das 6h00 a frequência passa a ser a cada 10 minutos. Para servir o cortejo académico que se realiza na Baixa na próxima terça-feira, próximo das estações da Trindade e Avenida dos Aliados, a Metro do Porto vai reforçar a Linha Amarela a partir das 15h00 com mais 600 lugares por hora do que é costume. Um reforço idêntico será feito na noite da Serenata com a frequência de 10 minutos das carruagens que circulam na Linha Amarela entre a meia-noite e a 1h00 de domingo. Para assegurar a deslocação entre a Serenata, na Cadeia da Relação, e o Queimódromo a Linha Azul funciona até às 2h00 com uma frequência de 10 minutos. Já na manhã de domingo a Metro do Porto serve o Estádio do Dragão, onde decorrerá a Missa de Bênção das Pastas às 11h00, com as Linhas Azul, Vermelha e Verde. Com a chegada do metro à Póvoa do Varzim, este pode ser o meio escolhido para chegar ao Chá Dançante a 13 de Maio, no Casino da Póvoa, e à Garraiada na Praça de Touros da Póvoa, marcada para domingo, 14 de Maio, às 14h30.

Para servir quem vai ao Estádio do Dragão

O Primeiro de Janeiro


Metro do Porto com serviço especial


O Metro do Porto associa-se às comemorações da conquista do 21º campeonato nacional dos «azuis e brancos», com uma operação especial de grande envergadura.

Nas duas horas anteriores ao início do jogo de hoje – a partir das 16h30 horas, portanto –, é reforçada a oferta de transporte através da entrada em funcionamento de diversos veículos duplos adicionais. Assim sucede na Linha Azul, com três veículos duplos e três veículos simples por hora, na Linha Vermelha, dois duplos e dois simples por hora, e na Linha Verde, com três veículos duplos por hora. Acresce a este reforço de serviço, a colocação de mais dois veículos duplos por hora em circulação entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão.
Na Linha Amarela, mantém-se a oferta de seis veículos simples por hora/sentido.
Por junto, entre as 16h30 e as 18h30, o Metro do Porto disponibiliza uma capacidade de transporte de 7250 lugares/hora/sentido. O que significa que, neste período, poderão ser transportados até cerca de 15 mil clientes com destino à Estação Estádio do Dragão.

Reforço da oferta
Após o final do jogo e depois de feita a festa do campeão, o Metro do Porto está preparado para transportar 8 mil clientes nos primeiros 40 minutos. Este reforço da oferta passa pela disponibilização de 16 veículos duplos com partida do Estádio do Dragão, após o FC Porto/Guimarães.