segunda-feira, setembro 03, 2007

Estação de Mandim estará concluída até ao fim do ano

Primeiro de Janeiro



Até ao fim do ano a Metro do Porto deverá concluir uma série de obras no concelho da Maia. Os concursos de execução já foram lançados e, no caso da estação de Mandim, a obra já foi entregue. No centro da cidade algumas vias serão requalificadas.



Paulo Almeida

A Metro do Porto lançou no início de Agosto um concurso de concepção e execução de várias obras de inserção urbana no concelho da Maia, ainda referentes à primeira fase da construção da rede do metropolitano de superfície. A empresa vai remodelar as ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz, na freguesia da Maia, e concluir também uma via de ligação entre as ruas, que já está traçada, mas ainda não tem asfalto, nem passeios. A intervenção nestas vias, com uma toponímia em homenagem a duas professoras maiatas, ainda faz parte das contrapartidas acordadas com a câmara pela supressão de trânsito na Rua do Padre António, no centro da cidade.
Até ao fim do ano esta intervenção deverá estar concluída, informou a empresa Metro do Porto. A execução das obras tem um prazo de três meses, mas atribuição do concurso ainda está a decorrer e só termina no final deste mês. As obras estão orçadas em 1,4 milhões de euros.
A intervenção nas ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz implica também a plantação de árvores, ajardinamento, remates de passeios, na zona envolvente à rotunda que foi construída sobre a EN 14 e que faz a ligação à Rua Conselheiro Costa Aroso.
O concurso lançado pela Metro do Porto abrange ainda a zona circundante à estação de metro da Zona Industrial, que foi entretanto alvo de uma remodelação urbana, com a construção de uma extensa rotunda que contem o monumento ao empresário, no início da Avenida Francisco Sá Carneiro.

Estação de Mandim
A estação de metro de Mandim, por outro lado, já está a sofrer obras de inserção urbana, informou a empresa que gere o metropolitano. Esta estação, que fica a nascente da Avenida Sá Carneiro, onde a linha de metro flecte em direcção à Vila do Castelo, não tem acessos pedonais e rodoviários e encontra-se rodeada de eucaliptais. No Inverno, por exemplo, eram frequentes as queixas dos utentes do metropolitano pois tinham que percorrer autênticos lamaçais para chegar aos seus empregos. Segundo a empresa Metro do Porto, o concurso para inserção urbana daquela estação já foi adjudicada e a obra entregue ao empreiteiro. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos até ao fim deste ano, na mesma altura que a remodelação das ruas Deolinda Duarte dos Santos e Clotilde Ferreira da Cruz.

--------------------------

Mandim
200 validações/dia
Apesar de estar rodeada de eucaliptais, de não ter acessos pedonais e rodoviários, de ter uma iluminação deficiente, a estação de metro de Mandim regista um considerável número de validações. São duas centenas de validações diárias, o que poderá significar que a estação de metropolitano atrairá ainda mais pessoas quando estiver devidamente concluída. A empresa Metro do Porto não soube apontar razões para tão considerável número de utilizadores, mas a sua localização não deverá ser alheia a esse facto. A estação imediatamente anterior, Zona Industrial, tem menos validações que Mandim, talvez porque esta esteja mais próxima de determinado número de empresas.

Sem comentários: