sexta-feira, setembro 07, 2007

Metro do Porto e Redbull Air Race

Fonte: Diario Digital/Lusa

Metro do Porto transportou 346.838 passageiros em dois dias

O metro do Porto transportou nos dois principais dias da Red Bull Air Race, sexta-feira e sábado, um total de 346.838 passageiros, o que representa 150 mil validações a mais do que a média, disse hoje fonte da empresa.
O melhor dia de sempre em termos de transporte de clientes foi, no entanto, a 08 de Maio de 2007, uma terça-feira, dia de cortejo da Queima das Fitas em que foram efectuadas 237 mil validações.
Fonte da empresa afirmou à Lusa que na sexta-feira (31 de Agosto) registaram-se 168.529 validações e no sábado (01 Setembro) o número aumentou para os 178.309 clientes.
O número médio de passageiros transportados em dias úteis do mês de Agosto ronda os 123 mil e nos sábados de Agosto foram transportados em média 71 mil pessoas.
«No dia da prova - sábado - foram registadas 106 mil validações acima da média dos quatro sábado anteriores», sublinhou a fonte.
Também a CP afirma, em comunicado, ter batido um recorde no número de passageiros transportados no Norte do País devido à Red Bull Air Race.
Nos dois dias do evento, deslocaram-se de comboio «mais de 264 mil passageiros».
Para responder à «forte afluência do público» interessado em assistir à Red Bull Air Race World Séries, a CP Porto, CP Longo Curso e CP Regional promoveram «um conjunto de desdobramentos e serviços especiais que permitiram o transporte de mais de 264 mil passageiros nos dois principais dias do evento», refere a empresa.
No dia da corrida (sábado), a CP Porto efectuou 56 circulações especiais, o que representou um acréscimo de oferta na ordem dos 45 por cento, no que respeita a comboios urbanos.
«A CP regional e a CP longo curso também adaptaram os seus serviços com desdobramento e mais comboios», acrescenta a empresa.
O Red Bull Air Race World Séries reuniu sábado nas margens do rio Douro no Porto e em Gaia cerca de 600 mil pessoas, segundo dados da organização.
As provas de qualificação, realizadas sexta-feira, juntaram também cerca de 250 mil espectadores nas margens do Douro, o que, segundo a organização, representou o recorde do ano de assistência em provas de qualificação deste campeonato.
A Red Bull Air Race, iniciada em 2005, apresenta-se como «uma competição electrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo se desafiam uns aos outros numa corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade».
O percurso da corrida no Porto, entre as pontes da Arrábida e Luís I, que se realizou pela primeira vez este ano e deverá repetir-se em 2008 e 2009, foi um dos mais estreitos e rápidos de toda a temporada.
A oitava etapa do campeonato mundial Red Bull foi vencida pelo piloto inglês Steve Jones, com uma diferença de 38 segundos sobre o actual líder do campeonato, o americano Mike Mangold.
A nona etapa vai decorrer dia 22, em S. Diego, EUA, terminando a temporada a 04 de Novembro em Perth, Austrália.
Os 13 aviões acrobáticos e o helicóptero da organização da Red Bull Air Race embarcaram quarta-feira no aeroporto Francisco Sá Carneiro rumo a S. Diego.

Sem comentários: