terça-feira, março 27, 2007

Metro levou poesia às carruagens e estações do Porto

 
[ 2007/03/21 | 18:32 ] EditorialLusa/RPV
 
O Metro do Porto e o British Council trouxeram esta quinta-feira a poesia às carruagens e estações do metro portuense, no Dia Internacional da Poesia, tomando como modelo os «Poems on the Underground», de Londres.
De acordo com a agência «Lusa», e tendo como tema genérico «The sea» (O mar), o conjunto de poemas seleccionados pelo British Council abrangeu, para além de Sophia Mello Breyner, o português Jorge Sousa, o inglês Lawrence Sail e a galesa Menna Elgyn.

Vários leitores, membros do Sindicato da Poesia, declamaram poemas no interior das composições em serviço em todas as linhas, enquanto Sousa, Sail e Elgyn leram, ao fim da tarde, versos de Sophia Breyner e excertos das suas obras, numa sessão final na Estação da Casa da Música, em versão original e na traduzida.

Durante todo o dia, alunos das universidades do Minho e de Aveiro distribuíram poesia ao longo de toda a rede do metro portuense, nesta edição do projecto «Poems on the Metro - Poemas no Metro», iniciado em 2003 numa parceria com o British Council.

Os poemas escolhidos estão expostos numa colecção de cartazes patente no interior dos veículos do Metro do Porto até ao início de Junho.

Sem comentários: