A inauguração do troço João de Deus/D. João II da Linha Amarela (D) do Metro do Porto, em Gaia, está prevista para o final do primeiro trimestre de 2008, disse hoje à Lusa fonte da Empresa do Metro do Porto, SA.
As obras de construção deste troço foram iniciadas em Agosto, tendo já sido concluída a primeira fase da empreitada, que se desenvolve ao longo da Av. da República, em Gaia.
Esta fase da empreitada incluiu o desvio de redes no lado nascente da Av. da República, ao longo dos cerca de 600 metros deste troço, que dará à Linha Amarela do Metro do Porto uma nova estação, que receberá o nome de D. João II.
No âmbito desta fase foi também concluída a construção da subestação de tracção enterrada, junto à futura estação de D. João II, que será o futuro término provisório desta linha.
Esta via será prolongada posteriormente até Santo Ovídeo, onde haverá mais uma estação, e eté ao Cedro, em Laborim, futuro terminal da Linha Amarela.
A segunda fase da empreitada, que se inicia segunda-feira, implica que a intervenção passe agora para o lado poente daquela artéria, passando a circulação automóvel a fazer-se, nos dois sentidos e em duas faixas de rodagem), no lado nascente.
A fonte referiu que, apesar dos condicionamentos rodoviários, estará sempre assegurada a circulação entre a Avenida da República e todas as artérias que lhe são perpendiculares, bem como o acesso a garagens.
A fase que agora arranca tem uma duração programada de quatro meses e consiste no desenvolvimento de desvios de redes, instalação da plataforma e via do Metro, instalação de equipamentos e requalificação urbanística.
A conclusão da obra está prevista para o final do primeiro trimestre de 2008, altura em que este novo troço da Linha Amarela entrará em funcionamento.
Diário Digital / Lusa
28-11-2007 15:46:00
Sem comentários:
Enviar um comentário