quinta-feira, novembro 29, 2007

Porto: novo troço do metro inaugurado em 2008

Portugal Diário


2007/11/28 | 16:00




A inauguração do troço João de Deus/D. João II da Linha Amarela (D) do Metro do Porto, em Gaia, está prevista para o final do primeiro trimestre de 2008, disse fonte da Empresa do Metro do Porto, SA, citada pela agência Lusa.

As obras de construção deste troço foram iniciadas em Agosto, tendo já sido concluída a primeira fase da empreitada, que se desenvolve ao longo da Av. da República, em Gaia.

Esta fase da empreitada incluiu o desvio de redes no lado nascente da Av. da República, ao longo dos cerca de 600 metros deste troço, que dará à Linha Amarela do Metro do Porto uma nova estação, que receberá o nome de D. João II.

No âmbito desta fase foi também concluída a construção da subestação de tracção enterrada, junto à futura estação de D. João II, que será o futuro término provisório desta linha.

Esta via será prolongada posteriormente até Santo Ovídeo, onde haverá mais uma estação, e até ao Cedro, em Laborim, futuro terminal da Linha Amarela.

A segunda fase da empreitada, que se inicia segunda-feira, implica que a intervenção passe agora para o lado poente daquela artéria, passando a circulação automóvel a fazer-se, nos dois sentidos e em duas faixas de rodagem), no lado nascente.

A fase que agora arranca tem uma duração programada de quatro meses e consiste no desenvolvimento de desvios de redes, instalação da plataforma e via do Metro, instalação de equipamentos e requalificação urbanística.

A conclusão da obra está prevista para o final do primeiro trimestre de 2008, altura em que este novo troço da Linha Amarela entrará em funcionamento.



Sem comentários: