terça-feira, novembro 27, 2007

Metro do Porto


... e um Dia de Festa no Metro

O Metro do Porto comemora o seu 5º Aniversário e são os clientes que estão de parabéns. Oficialmente inaugurado a 7 de Dezembro de 2002, o Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, hoje com cinco linhas, cerca de 60 quilómetros de extensão e 69 estações em funcionamento, serve já perto de 5 milhões de pessoas/mês.
As comemorações do 5º Aniversário do Metro estão centradas na própria rede e são dirigidas a todos os públicos. Em parceria com instituições com quem mantém parcerias, o Metro preparou um vasto conjunto de eventos culturais e animações que vão marcar a Área Metropolitana do Porto a partir de 7 de Dezembro.

A Estação da Trindade expõe a mostra Metro de Prata, que reúne a colecção da Bienal da Prata e integra peças de autores como Albuquerque Mendes, Álvaro Siza Vieira, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Eduardo Souto Moura, Jaume Plensa, José Pedro Croft. Julião Sarmento, Paulo Lobo e Pedro Cabrita Reis, entre outros. Todo o brilho da arte em prata está patente, de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro, no mezanino inferior desta estação.
Também na Trindade, a partir das 10H00 de 7 de Dezembro, actua o Coro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.
A Estação de S. Bento é cenário para a dança e palco para a música. No dia do 5º Aniversário do Metro, às 12H00, a coreografa Né Barros executa a Performance #8 e, para as 19H00, está progra
mado o Concerto da Banda Sinfónica Portuguesa.
Durante todo o dia, a Estação dos Aliados apresenta Curtas Metragens do Festival Black & White da Universidade Católica.
Ainda na Linha Amarela e às 18H30, a música chega à Estação do Marquês. Trata-se de um Concerto de Música Sacra pelo grupo Anima Mea. Esta linha, em toda a sua extensão e em todos os períodos horários, desde Vila Nova de Gaia ao Hospital de S. João, conta com a animação do grupo Batucada Radical.
A Estação do Bolhão, às 18H00, transforma-se em sala de teatro. Entra em cena a Companhia Visões Úteis para interpretar a peça «O Saxofonista».
Mais tarde, às 19H00, o mezanino poente da Estação Casa da Música recebe o Concerto da Big Band.

As comemorações do 5º Aniversário não se restringem ao Porto nem às estações subterrâneas do Metro. A animação estende-se às estações da Póvoa de Varzim, de Vila de Conde, do Fórum Maia e da Câmara de Matosinhos, com actuações de Circo de Rua.
Voltando ao Porto e em colaboração com a Faculdade de Belas Artes, o Metro expõe instalações de alunos nas estações do Bolhão, do Campo 24 de Agosto, da Trindade, de Faria Guimarães e do Estádio do Dragão.
Ao fim de 5 anos de Vida em Movimento, o Metro do Porto oferece um dia de festa.

Visitas Guiadas à Casa da Música para clientes Gold
Entretanto, até ao final de Dezembro, o Metro do Porto oferece a todos os clientes portadores de assinaturas Andante Gold a possibilidade de efectuarem uma visita guiada ao edifício da Casa da Música. Para tal, basta comparecer na Casa da Música, aos domingos, às 10H30 ou às 15H00, e apresentar o Andante Gold na recepção. E, depois, partir à descoberta de todos os cantos da Casa da Música.

Metro do Porto, 22 de Novembro

Sem comentários: