quarta-feira, abril 11, 2007

Expansão da rede do Metro do Porto avança antes de 2009

Diário dos Açores

05/04/2007 09:04:9


O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações garantiu ontem, em comunicado, que quer iniciar a expansão da rede de metro do Porto antes de 2009 e "tão breve quanto possível".
O gabinete de Mário Lino desmente, desta forma, notícias hoje divulgadas que atribuíam ao Governo a intenção de não iniciar as obras antes de 2009.
Essa informação é "falsa", assegura o comunicado ministerial.
"A posição do Governo assenta no pressuposto de que a construção de novas linhas se deve iniciar tão breve quanto possível, com base num contrato de concessão para a construção, exploração e manutenção dessas linhas", a que se juntará, a partir de Abril de 2009, a exploração e manutenção das linhas actualmente existentes", precisa o comunicado.
Adianta que o modelo proposto pelo ministério à Junta Metropolitana do Porto "é perfeitamente compatível com o início das obras da segunda fase de expansão antes de 2009".
O comunicado foi emitido na sequência de reacções de dirigentes partidários do Porto, nomeadamente do líder do PSD/Porto, Agostinho Branquinho que acusou o ministro de "incompetência e má fé" na gestão do dossier Metro do Porto, reivindicando, por isso, a sua demissão.
Em declarações à Lusa, Branquinho considerou que Mário Lino, "deixou de ter condições políticas para o exercício das suas funções porque é incompetente e revela má fé na condução de um dossier que é determinante para a Área Metropolitana do Porto".
O líder do PSD/Porto comentava a resposta do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações à proposta da Junta Metropolitana do Porto relativamente ao calendário da expansão da rede de metro.
A JMP pretendia que a expansão da rede se fizesse de forma faseada, com início em Dezembro deste ano pela linha de Gondomar, mas segundo notícias publicadas em vários jornais, o Governo só quer novas obras no segundo semestre de 2009, defendendo a realização de mais estudos técnicos das linhas a avançar.
Contactado pela Lusa, o presidente da Distrital do PS/Porto, Renato Sampaio, considerou "ridículo" o pedido de demissão do ministro, formulado pelo seu homólogo social-democrata, e não quis adiantar mais comentários.
Renato Sampaio concordou com a decisão ministerial, considerando "irrealista" o calendário de obras proposto pela Junta Metropolitana do Porto que previa a execução faseada das novas linhas, a partir de Dezembro deste ano.
"Defendo o rigor e a transparência no processo e, nessa conformidade, não é possível avançar já. Não é possível elaborar projectos, estudos de impacte ambiental, concurso público internacional e lançamento da obra" nos prazos propostos pela JMP, afirmou.

Arquitectura do Metro do Porto em exposição no Museu dos Transportes

Público

09.04.2007 - 16h08  



A arquitectura do Metro do Porto é o tema da exposição organizada pela Ordem dos Arquitectos que está patente, a partir de hoje, no Museu dos Transportes e Comunicações, no edifício da Alfândega do Porto.

A mostra, denominada "Exposição Reunião de Obra 005 Infra-estruturas Urbanas — Metro do Porto 1994-2005", que se prolonga até 29 de Abril, é da autoria de Eduardo Souto Moura.

Organizada pela secção do norte da Ordem dos Arquitectos e patrocinada pelo Metro do Porto, a mostra procura retratar com rigor e fidelidade o ambiente de trabalho que, do ponto de vista da arquitectura, envolve um projecto da dimensão da concepção e construção de uma rede de metropolitano ligeiro.

A exposição mostra, além do trabalho da equipa de arquitectos liderada por Souto Moura, toda a actividade desenvolvida num atelier ao longo da construção do sistema do Metro do Porto.

Permite também avaliar a complexidade da tarefa de levar a cabo, em simultâneo, a execução de túneis, estações subterrâneas e um amplo movimento de requalificação urbana nos seis concelhos servidos pelas cinco linhas do Metro do Porto.

A mostra está patente entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 18h00 (de terça a sexta-feira), e entre as 15h00 e as 19h00 (aos sábados e domingos).


terça-feira, abril 03, 2007

Metro do Porto: Impossível obras 2ª fase antes de meados 2008

Diário Digital

Diário Digital / Lusa

28-03-2007 18:52:00




A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje, no Porto, que não será possível iniciar as obras de construção da segunda fase do Metro do Porto antes de meados 2008.

«Para iniciar obras temos que ter cadernos de encargos, projectos de execução, estudos de impacto ambiental, concursos lançados e obras adjudicadas e tudo isso, independentemente do modelo de gestão que for concretizado, levará o seu tempo», disse.

A secretária de Estado falava aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação dos novos autocarros a gás natural da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

Ana Paula Vitorino sublinhou que há que contar com os prazos mínimos dos concursos públicos internacionais, o que, mesmo que não se venha a verificar qualquer problema ou atraso, torna «impossível» iniciar qualquer obra antes de pelo menos seis meses depois da decisão política, que ainda não aconteceu.

Relativamente ao modelo de gestão do Metro do Porto, a secretária de Estado mostrou-se optimista quanto a uma solução breve.

«Iniciámos este processo com grandes diferenças que separavam o Governo dos actuais accionistas do Metro do Porto [as autarquias da Área Metropolitana do Porto], mas, neste momento, caminhamos rapidamente para um consenso quanto a todas as matérias«, disse.

A secretária de Estado afirmou que, «muito em breve, haverá uma resposta quanto às propostas apresentada pelos accionistas do Metro do Porto», acrescentando que tal acontecerá nos próximos dias.

No que respeita às autoridades metropolitanas de transportes (AMT) do Porto e de Lisboa, Ana Paula Vitorino referiu que já recebeu os pareceres das respectivas juntas metropolitanas.

«Está neste momento em curso a finalização do modelo das AMT, incorporando as sugestões das duas juntas metropolitanas, pelo que, dentro de pouco tempo e respeitando o calendário previsto, o processo avançará ainda dentro deste semestre», afirmou.

Relativamente à STCP, a secretária de Estado manifestou «todo o apoio» à respectiva Administração, chefiada por Fernanda Menezes, na implementação em curso da Nova Rede da transportadora pública urbana portuense, redesenhada para complementar os restantes operadores de transportes do Grande Porto.

«Cada vez que há mudanças, há naturalmente descontentes e, por isso, peço à Administração da STCP que proceda, como tem feito, aos acertos considerados justos face às reivindicações aos utentes e que façam sentido no que se refere à lógica de financiamento do sistema», afirmou Ana Paula Vitorino.

A STCP apresentou hoje a sua nova frota de autocarros movidos a gás natural, que conta com 80 novos veículos, sendo 30 articulados e 50 normais, todos equipados com piso rebaixado para acesso fácil, de forma a garantir a mobilidade para todos os cidadãos.

A aquisição foi efectuada através de um contrato de leasing por 13 anos (período de vida útil de um veículo deste tipo) com uma renda de 3,5 milhões de euros/ano, incluindo manutenção.

Com a incorporação destas 80 viaturas, a STCP passa a dispor de uma frota de 493 autocarros, com uma idade média de 6,8 anos, dos quais 255 são a gás natural, representando cerca de 52% do total da frota da empresa.

A STCP, que já era líder nacional em termos de operação de veículos a gás natural, acentua, com esta aquisição, a sua posição de liderança nesta área.

Com esta renovação de frota, a empresa vai também atenuar sensivelmente o peso das suas emissões de CO2, baixando para cerca de 50% num período de oito anos, além de descer também os seus custos operacionais em cerca de 30%.


Metro transporta noivos à igreja

O Primeiro de Janeiro

José Reis


Um jovem casal decidiu dar o nó ontem, na Azurara, Vila do Conde. Nada de novo, se não tivessem optado pelo Metro do Porto para se deslocarem para o local do enlace. O encontro foi na estação da Câmara de Gaia.


A tradição já não é (mesmo) o que era e, desta vez, foi Tiago Alves, o noivo, 25 anos, que se atrasou. Mais de meia hora. Em jeito de estrela de televisão, posou para a objectiva dos fotógrafos e explicou que a ideia surgira quando se dirigiu "ao local da cerimónia para marcar o serviço e vi que lá tinha uma paragem de metro". Dito e feito. "As condições eram óptimas e enviei um e-mail à empresa dando conta da minha intenção". A Metro do Porto não tardou a responder, cordialmente. "O departamento de Marketing achou uma ideia fantástica e deu autorização para esta viagem". Tempo para o embarque.
Em casamento que se preze, "o noivo não vê a noiva antes do casamento". Assim, Rute Nunes, a noiva, justifica a ida dos noivos em carruagens separadas. Uma hora depois.
"Os 60 Andantes (bilhetes genéricos do Metro do Porto) foram oferecidos pela empresa. Uma boa oportunidade para mostrarmos que o Metro é uma possibilidade para o transporte do dia a dia". Mesmo para o "dia mais importante" da vida de Rute.
A viagem durou cerca de 30 minutos, entre transbordo na estação da Trindade e entrada em nova composição. O regresso "foi feito em carros particulares, devido à hora avançada do fim da festa".

Metro ultrapassa os quatro milhões

O Primeiro de Janeiro


O Metro do Porto estabeleceu, no mês de Março, um novo recorde absoluto de clientes na sua rede, tendo atingido um registo total de 4.355.521 validações efectuadas, segundo revela a empresa em comunicado. "Trata-se", prossegue o texto, "da primeira ocasião em que o número de validações mensais ultrapassa os quatro milhões". De acordo com os dados divulgados, "também as validações em dia útil baterem um máximo histórico, com 168.762 de média diária"
Março de 2007 passa, assim, a constituir o mês com maior procura no conjunto das cinco linhas do Metro do Porto, depois de em Janeiro deste ano se terem registado 3.983.436 validações e em Fevereiro o número de clientes ter atingido os 3.529.519.
Comparativamente a 2006, o último mês de Março assinala um crescimento de 29 por cento, traduzido em mais um milhão e 280 mil validações. Em Março de 2007, as estações da rede com maior procura foram Trindade (836.518 validações, 20,3 por cento do total), Casa da Música (264.410 validações, 6,2 por cento do total), e João de Deus (212.749 validações, 4,9 por cento do total).