A Metro do Porto inaugura na segunda semana de Outubro a extensão da linha Amarela até Santo Ovídio, em Gaia, a sua última obra adjudicada, desconhecendo-se quando poderá a empresa lançar novos carris na Área Metropolitana do Porto.
A obra, que representa um investimento global de cerca de 31 milhões de euros e arrancou em finais de 2009, implicou a construção de um túnel a cerca de oito metros de profundidade, sob a rotunda de Santo Ovídio.
De acordo com fonte da empresa, esta sexta-feira reabrem ao trânsito todos os acessos até agora condicionados devido à obra, com excepção da ligação subterrânea da autoestrada A1 (Porto-Lisboa) à rotunda.
É neste túnel que se situa a nova estação do metro - Santo Ovídio -, a primeira subterrânea em Gaia, que através da abertura de 26 clarabóias recebe luz directa, conta com elevadores, escadas rolantes e rampas de acesso.
O túnel acolhe também a circulação rodoviária de ligação da A1 à avenida da República, por baixo da plataforma ferroviária.
Esta ligação rodoviária não está, porém, ainda concluída, faltando apenas colocar alguns equipamentos, como ventilação e videovigilância, acrescentou a fonte da empresa.
A construção deste túnel implicou a utilização de 13.900 metros cúbicos de betão, 1.570 toneladas de ferro e o equivalente a 10 quilómetros em estacas.
No âmbito desta empreitada foi também construída a interface Metro/Bus de D. João II, bem como a pala de cobertura desta estação, melhorando a comodidade e qualidade do serviço nesta linha.
A intervenção do Metro do Porto em Santo Ovídio, que sofreu atrasos de meio ano, envolveu ainda uma requalificação urbanística naquela que é uma das principais portas de entrada do centro de Gaia.
No âmbito da segunda fase de desenvolvimento da rede estava prevista a extensão desta linha a Laborim e a Vila D'Este, mas a crise obrigou a suspender o processo.
A Metro do Porto enviou em Dezembro do ano passado à tutela o processo para o lançamento do concurso público das linhas da segunda fase, mas o anterior governo decidiu suspendê-lo.
Neste pacote de expansão da rede está prevista ainda a construção da nova linha de Campanhã a Valbom (Gondomar), da ligação Matosinhos Sul-Estação de S. Bento (Porto) e da linha Senhora da Hora -Hospital de S. João.
A ligação à Trofa esteve também incluída nesta fase, contudo, o concurso para a sua construção foi anulado em Dezembro de 2010.
2011/09/30
Sem comentários:
Enviar um comentário