sábado, outubro 15, 2011

Metro em Santo Ovídio

A partir de 15 de Outubro
A Estação de Santo Ovídio entra em funcionamento a 15 de Outubro, passando a integrar a operação regular da Linha Amarela (D) do Metro do Porto. A nova Estação - agora o término Sul da Linha Amarela -, é primeira subterrânea de Vila Nova de Gaia é a 81ª Estação da rede do Metro - a 15ª enterrada -, localizando-se sob a rotunda de Santo Ovídio.
Com acessos facilitados pelos 4 elevadores, 8 escadas rolantes e 4 rampas de acesso - garantindo o acesso às urbanizações na envolvência -, a nova Estação da Linha D conta com dois cais de embarque, em ambos os sentidos da operação. O primeiro Metro do dia sai de Santo Ovídio às 6h00 e o último à 1h03, tendo um horário de funcionamento entre as 6h e a 1h. A frequência de passagem no período de maior movimento (7h às 20h) ronda os 6 minutos e nos restantes períodos do dia o tempo médio de espera é de 12 minutos.
Em termos de bilhética e tarifário, a nova Estação está integrada na zona S8 (em Gaia, desde o Jardim do Morro até Santo Ovídio), o que significa que não haverá acréscimo de custos de tarifário para as pessoas que circulam diariamente nesta zona. Para os novos clientes, convém referir que toda a Linha Amarela pode ser feita com um título de transporte Z2 (1,10€) ou com uma assinatura mensal Z3 (36,5€). 10 minutos é tempo o necessário para chegar de Santo Ovídio até à baixa da cidade do Porto (São Bento). Já a ligação entre a nova Estação e a Estação central de toda a rede do Metro do Porto, a Trindade, pode ser feita em 13 minutos. Quem percorrer toda a Linha Amarela (Santo Ovídio - Hospital de São João), pode contar com uma viagem de 25 minutos.

Sem comentários: