terça-feira, outubro 25, 2011

Metro Porto: Petição apela à conclusão da linha até à Trofa

Dinheiro Digital

Uma petição assinada por mais de oito mil pessoas a solicitar a “conclusão da Linha de Metro até à Trofa” foi hoje entregue no Parlamento, com o objetivo de originar o debate sobre uma obra que é “urgente” fazer.                                                                          

A petição do grupo de cidadãos pela ligação do Metro do Porto até à Trofa foi também entregue nos gabinetes do Presidente da República, Cavaco Silva, do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e do ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira.

O autor da petição, Henrique Coyolla, disse à Agência Lusa que o documento hoje entregue, “Petição Metro para a Trofa”, solicita a “conclusão da Linha do Metro do Porto até à Trofa, com a efectivação do troço em falta, ISMAI– Trofa”.

Esta petição - que para os signatários “é uma questão de justiça” - está disponível para subscrição desde 2010 com o objetivo de “levar à discussão em plenário da questão do Metro da Trofa” e reuniu 8178 assinaturas, “mais do que suficientes para o que era pretendido”.

Segundo o autor do texto, “apesar dos constrangimentos económicos que o país atravessa, se há obra, dentro das pequenas obras, que seja urgente fazer é esta”.

“Há quase dez anos tiraram o comboio para a Trofa, para ser substituído pelo Metro”, lê-se no documento, o que, defendem, “fez com que a Trofa e os trofenses estejam a ser muito prejudicados”.

Coyolla explicou ainda à Lusa que “só falta adjudicar a obra” uma vez que “está tudo pronto para avançar com a obra, desde estudos aos trabalhos prévios”.

É ainda sublinhado que “esta obra é da primeira fase das linhas do Metro do Porto, sendo a única que não foi executada”.

“Há várias soluções para esta ligação se efetuar, assim estejam dispostos a estudá-las os membros do Parlamento, apresentando essas soluções ao Governo, e este a acolher esses pareceres, estudar os projetos e tomar decisões”, enfatizam.

A ligação do Metro do Porto até à Trofa - definida no início da década de 90 e tendo-se decidido pela supressão da linha de comboio – foi contemplada no concurso da primeira fase de obra do metro.

Em 27 de Maio de 2006, durante a inauguração da linha do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, José Sócrates anunciou que a primeira fase do Metro do Porto acabava de encerrar. Faltava a linha da Trofa.

Em 2007, e como resultado de um processo negocial da Junta Metropolitana do Porto com o Governo, é acordado que a Linha da Trofa passaria a integrar a segunda fase sendo que, em caso de atraso, avançaria sozinha.

Em Dezembro de 2009 é lançado o concurso público internacional para a linha da Trofa que acaba por ser suspenso em Setembro de 2010.

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 | 19:10

Diário Digital / Lusa


Sem comentários: