sexta-feira, outubro 07, 2011

Transportes: as fusões que aí vêm

Empresas estão numa situação «insustentável». Governo quer programa de investimentos «responsável»
É mais do que um dois em um: o Governo pretende fundir seis empresas de transportes em três. Metro de Lisboa e Carris passam a ser a Empresa de Transportes de Lisboa, Trantejo e Soflusa passam a integrar uma empresa designada apenas por Transtejo e Metro do Porto e STCP dão lugar à Empresa de Transportes do Porto.
Isso mesmo foi anunciado esta sexta-feira pelo ministro da Economia na Comissão de Economia e Obras Públicas, durante a apresentação das linhas gerais do Plano Estratégico dos Transportes. Neste documento, admitiu, há «medidas impopulares».
Ainda ontem, na TVI24, Marques Mendes antecipou-se ao Governo, adiantando que o Executivo se preparava para efectuar fusões entre algumas destas empresas de transportes.
Hoje, o ministro da Economia acabou por esclarecer quais eram e disse ainda que «importante também, para travar a situação insustentável [em que se encontram estas empresas] é avançar com um programa responsável de investimentos».
Esses investimentos «só avançarão se aumentarem a competitividade» ou se não se fizessem viessem a «comprometer a segurança dos passageiros».
O Metro de Lisboa reagiu a este anúncio comentando apenas que «cumpre as orientações do accionista».
Quanto à fusão entre do Metro do Porto e a STCP, os sindicatos não têm opiniões consensuais.
No caso da Transtejo, o grupo apoia a decisão, enquanto os sindicatos querem mais esclarecimentos.
Transportes marítimos: que medidas?
Em relação ao mar, um «activo estratégico», que representa «72% do comércio internacional», Álvaro Santos Pereira adoptou outro discurso: a ideia é levar avante um «esforço da manutenção do investimento».
E avançou com números: o investimento a realizar «será na ordem dos 2,5 milhões de euros».
Sobre o TGV, o ministro disse que, «mais do que projectos megalómanos sem viabilidade financeira, é muito importante que Portugal tenha uma linha de mercadorias [ligada] à Europa». E é por aí que vai trilhar caminho.
Ficou ainda a garantia de que o novo aeroporto não vai avançar, embora o Governo não descarte que o projecto vá avante no futuro.
E, no que toca às SCUT, Santos Pereira assegurou que todas vão ter portagens até ao final deste mês.
PorRedacção  VC 2011-10-07 17:19

Sem comentários: