quarta-feira, abril 19, 2006

Obra do Metro "estacionada" no ISMAI

Maia Hoje




Opiniões dividem-se. Para alguns clientes, a nova extensão da Linha Verde deveria ter esperado pela conclusão dos parques de estacionamento na estação do instituto superior, para outros é muito bem vinda a chegada do transporte, mesmo com "os buracos".

José Matos

Não houve qualquer cerimónia oficial de inauguração na chegada das composições do Metro à Estação do Ismai, no último dia do mês de Março.
O momento ficou, apenas, marcado por uma viagem surpresa - que acabou por não ser tão surpresa assim - de alguns autarcas e directores da empresa Metro. O edil maiato, Bragança Fernandes, acompanhado por vários autarcas locais, assim como Valentim Loureiro, presidente do Conselho de Administração da Empresa Metro, e Oliveira Marques, presidente da Comissão Executiva do Metro do Porto, saíram na Estação do Ismai, tendo oportunidade de cumprimentar os presentes.
Valentim Loureiro recusou fazer qualquer comentário aos jornalistas presentes. Já Bragança Fernandes congratulou-se com o novo avanço do metro, desvalorizando as obras que ainda decorrem no terreno; «Hoje é um dia muito feliz para mim, para os castelenses e para os maiatos em geral. São mais quatros quilómetros e meio de linha construída, que passa sob o viaduto IC 24 em 700 metros, com zona pedonal. Vai favorecer a mobilidade na Maia, as estradas vão ficar mais desanuviadas. Nos próximos seis meses as obras que faltam na Estação do Ismai vão ficar solucionadas, ou seja os quatro parques de estacionamento».
O edil maiato, após a primeira viagem no novo troço, destacou também os ganhos que o Ismai vai passar a ter; «O nome desta estação vai dar notoriedade ao Instituto Superior da Maia em toda a Área Metropolitana do Porto. Por outro lado, os alunos da faculdade - cerca de três mil - passam a contar com melhores condições para se deslocarem».
Bragança Fernandes notou, ainda, que o mais importante agora é trabalhar para que o metro avance em direcção à Trofa.
Oliveira Marques, relativamente às obras no terreno, notou que o interessa é levar o metro às localidades carentes; «Obras por concluir existirão sempre, visto que damos prioridade ao transporte de passageiros. O resto faz-se com calma».
No que concerne a este tema, o MaiaHoje teve oportunidade de falar com alguns clientes do novo troço e as opiniões divergiram. Gonçalo Monteiro comentou que o metro «já devia ter chegado há mais tempo». João Nogueira garante não estar contra o metro, «mas contra uma inauguração apressada. Em dias de chuva ninguém se consegue aproximar da estação do Ismai». Faustino Pinto refere que «neste momento a Vila está emparedada pois cortaram algumas passagens viárias». Já Carlos Rocha discorda em parte destas opiniões; «Para mim é muito bom termos o metro a chegar ao Castêlo. É um avanço, pois não contávamos com outros transportes».
A extensão da Linha Verde (C) liga o Fórum da Maia ao ISMAI em aproximadamente 8 minutos. Desde o Estádio do Dragão são cerca de 43 minutos. Com o novo troço (4,45 quilómetros) inauguram-se quatro novas estações: Zona Industrial, Mandim, Castêlo da Maia e Ismai.
Assinale-se que durante os meses de Abril e Maio o novo troço não funcionará de forma regular. Isto porque estarão no terreno (diariamente das 20h00 à 1h30) trabalhos de sinalização.
A 31 de Março também se inaugurou a ligação do Pólo Universitário/IPO/Hospital de S. João da Linha Amarela.
A terminar refira-se, em jeito de curiosidade, que o mês de Março marcou um recorde em relação ao número de clientes da Metro, ultrapassando a fasquia dos três milhões (crescimento de 20 por cento face a Fevereiro).

Sem comentários: