terça-feira, abril 04, 2006

Metro do Porto ultrapassa os 3 milhões de passageiros/mês

Agencia Financeira


[ 2006/04/03 | 20:35 ] EditorialLusa/SAS


O Metro do Porto ultrapassou em Março a fasquia dos três milhões de clientes/mês, estabelecendo um novo recorde mensal, anunciou hoje no Porto fonte da empresa.
Nos 31 dias de Março, as validações efectuadas na rede foram 3.067.311, o que representa um crescimento de 20% face a Fevereiro, de acordo com informações de fonte de empresa, no Porto, à agência «Lusa».

O anterior recorde mensal tinha sido batido em Janeiro, quando foram registadas 2.707.783 validações.

O valor atingido em Março quase duplica o verificado no mês anterior, o que se deve ao facto de integrar já os novos clientes servidos pela Linha Amarela e as estações do segmento Pedras Rubras, Póvoa de Varzim da Linha Vermelha, inaugurado há pouco mais de duas semanas.

A fonte referiu que os efeitos da abertura dos troços Fórum Maia, ISMAI da Linha Verde e Pólo Universitário, Hospital de São João da Linha Amarela não são ainda visíveis, dado que estes entraram em operação apenas sexta-feira, último dia de Março.

A data de maior procura em Março foi o dia 22, data em que se realizou um FC Porto/Sporting no Estádio do Dragão, com 141.096 validações.

Em termos médios, registaram-se 117.210 validações nos dias úteis e 46.434 validações aos sábados e domingos.

Já no que toca à distribuição dos clientes pelas quatro linhas em operação, mais de metade da procura centra-se no tronco comum Estádio do Dragão, Senhora da Hora (Azul, Vermelha e Verde), com 50,2% das validações do mês.

Segue-se da Linha Amarela (30,8%), da Linha Azul (8,8%), da Linha Vermelha (4,9%) e da Linha Verde (4,3%).

A velocidade comercial média da rede do Metro do Porto situa- se nos 25,1 km/hora e a taxa de disponibilidade da oferta está nos 99,7%.


Sem comentários: