domingo, dezembro 09, 2007

5 anos de MP

RTP

1 comentário:

Anónimo disse...

Um mito urbano que circula na net:

O Misterioso Fantasma do Metro do Porto

Poderá ser o segredo mais bem guardado pelo Metro do Porto, ou apenas um novo mito urbano. Mas nos últimos dias têm sido frequentes comentários sobre uma estranha figura que aparece junto dos elevadores duma das estações subterrâneas mais concorridas do centro do Porto.

Após a abertura de um novo centro comercial e com o crescente recurso aos elevadores, alguns utilizadores começaram a relatar o aparecimento duma estranha figura junto dos elevadores perto do cais de embarque. Ninguém sabe quem a viu, nem quando. O relato chega-nos sempre através de alguém com um primo, cunhada ou namorado que diz ter visto ou ouvido dizer de alguém que viu.

Tem sido descrita como uma figura feminina, de ar estranho e vestida com roupas mal combinadas. Parece ser uma indigente, ou doente mental, e aborda sempre estranhos isolados nos momentos em que a estação está mais abandonada. Já a viram às 4 da tarde. Já a viram pela meia noite. De repente, um transeunte dirige-se para a zona dos elevadores e a fugira está atravessada na sua frente. Com cerca de um metro e sessenta e um olhar assustado, pergunta pela estação do Metro. Solícito, o transeunte aponta-lhe sempre onde fica a estação, mas a figura permanece imóvel no seu caminho, por vezes repetindo a pergunta com a mesma entoação. Alguns voltam-lhe as costas mas a maior parte insiste am mostrar-lhe que o cais é mesmo ali. E basta isso, uma pequena distração, voltar as costas, olhar para o lado, e de súbito o vulto desaparece.

Conta quem viu (ou quem diz ter ouvido contar de quem viu) que o desaparecimento é seguido de um arrepio gelado. Já houve quem a procurasse pelas escadas ou no elevador, ou pelo cais e linha, tentando perceber onde se meteu. Uma coisa é certa, quem passa pela experiência só passou por ela uma única vez, até agora, mas nunca se irá esquecer dos olhos assustados e da voz agoniada perguntando onde fica a estação do Metro.

Poderá ser um fantasma? A explicação será ainda mais estranha, se pensarmos que nenhuma pessoa faleceu na construção da estação ou na adaptação dos acessos ao novo centro comercial. Pelo menos, assim o pensamos. Estará um corpo esquecido algures, vítima de qualquer crime, tentando pedir-nos para que o descubramos e vinguemos além-morte?
Talvez um dia o descubramos, ou continuemos para sempre a encontrar, nos momentos em que o cais está vazio, a figura assustada daquela a quem já chamam “O Fantasma do Metro”.