quinta-feira, dezembro 06, 2007

Um Dia de Vida em Movimento

Metro do Porto



O Metro do Porto comemora esta sexta-feira, dia 7 de Dezembro, o quinto aniversário sobre a sua inauguração oficial, Oficialmente inaugurado a 7 de Dezembro de 2002, o Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, hoje com cinco linhas, cerca de 60 quilómetros de extensão e 69 estações em funcionamento.
Após a abertura da Linha Azul, entre as estações da Trindade e do Senhor de Matosinhos, a rede do Metro do Porto foi registando sucessivos alargamentos até à conclusão da sua primeira fase, com a inauguração da Linha Violeta, em Maio de 2006.
Os dados de operação relativos a estes primeiros cinco anos são bem significativos da dimensão do sistema e do seu impacto no quotidiano dos cidadãos. Actualmente com uma média de 190 mil clientes/dia útil, o Metro transporta já cerca de 5 milhões de pessoas por mês. Desde a entrada em serviço comercial, em Janeiro de 2003 até ao final de Novembro deste ano, a rede contabilizou já um total de 116.761.745 validações. Em idêntico período, as composições do Metro do Porto percorreram mais de 19 milhões de quilómetros, ao longo de mais de 33 mil horas de serviço.


Um dia de Vida em Movimento


As comemorações do 5º Aniversário do Metro estão centradas na própria rede e são dirigidas a todos os públicos. Em parceria com instituições com quem mantém parcerias, o Metro preparou um vasto conjunto de eventos culturais e animações que marcam a Área Metropolitana do Porto a partir de 7 de Dezembro.
A Estação da Trindade expõe a mostra Metro de Prata, que reúne a colecção da Bienal da Prata e integra peças de autores como Albuquerque Mendes, Álvaro Siza Vieira, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Eduardo Souto Moura, Jaume Plensa, José Pedro Croft. Julião Sarmento, Paulo Lobo e Pedro Cabrita Reis, entre outros. Uma exposição patente, de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro, no mezanino inferior desta estação. Também na Trindade, a partir das 10H00 de 7 de Dezembro, actua o Coro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Na Praça exterior desta estação e até 21 de Dezembro, decorre a Festa do Livro no Metro, uma feira levada a cabo em associação com a editora Calendário.
A estação de S. Bento é cenário para a dança e palco para a música. No dia do 5º Aniversário do Metro, às 12H00, a coreografa Né Barros executa a Performance #8 e, para as 19H00, está programado o Concerto da Banda Sinfónica Portuguesa.
Durante todo o dia, a Estação dos Aliados apresenta Curtas Metragens do Festival Black & White da Universidade Católica. Ainda na Linha Amarela e às 18H30, a música chega à Estação do Marquês. Trata-se de um Concerto de Música Sacra pelo grupo Anima Mea. Esta linha, em toda a sua extensão e em todos os períodos horários, desde Vila Nova de Gaia ao Hospital de S. João, conta com a animação do grupo Batucada Radical.
A Estação do Bolhão, às 18H00, transforma-se em sala de teatro. Entra em cena a Companhia Visões Úteis para interpretar a peça «O Contrabaixo».
Mais tarde, às 19H00, o mezanino poente da Estação Casa da Música recebe o Concerto da Big Band.
As comemorações do 5º Aniversário não se restringem ao Porto nem às estações subterrâneas do Metro. A animação estende-se às estações da Póvoa de Varzim, de Vila de Conde, do Fórum Maia e da Câmara de Matosinhos, com actuações de Circo de Rua.
Voltando ao Porto e em colaboração com a Faculdade de Belas Artes, o Metro expõe instalações de alunos nas estações do Bolhão, do Campo 24 de Agosto, da Trindade, de Faria Guimarães e do Estádio do Dragão.


Veja, aqui, o projecto «encontro-te no Metro», de alunas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


Metro do Porto, 5 de Dezembro

Sem comentários: