Matosinhos Hoje
Na próxima sexta-feira passam cinco anos desde a inauguração oficial da primeira linha do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto.
Cinco anos volvidos, o Metro do Porto tem hoje cinco linhas, uma rede com cerca de 60 quilómetros de extensão, 69 estações e serve perto de cinco milhões de pessoas por mês.
Matosinhos foi o primeiro concelho onde arrancaram as obras e foi o primeiro a ter ligação directa ao Porto, mais concretamente à Estação da Trindade.
A 7 de Dezembro de 2002, o então Primeiro-Ministro Durão Barroso inaugura a Linha Azul (A), numa cerimónia que teve lugar na Estação da Casa da Música.
Dado o elevado interesse e adesão por parte da população, o Conselho de Administração da empresa decide que até ao final desse ano a circulação no metro é gratuita.
A operação experimental do Metro do Porto durou cerca de 19 semanas e ficou concluída a 17 de Novembro. Só nesse período cerca de 700 mil passageiros experimentaram este novo meio de transporte, desde a Estação do Senhor de Matosinhos até à Trindade.
A 1 de Janeiro de 2003 arranca a operação comercial do metro. A 6 de Março, é registada a validação do cliente 1 milhão.
Em 2004, o metro ganha outra dimensão com o Campeonato Europeu de Futebol. A 5 de Junho, a Linha Azul (A) ganha uma nova extensão e passa a estar ligada até ao Estádio do Dragão.
A 12 de Junho tem início o Euro 2004 no Porto. O metro é responsável pelo transporte de cerca de 30 por cento dos espectadores que assistem aos jogos disputados nos estádios do Bessa e Dragão.
Além de Matosinhos e Porto, outros concelhos da Área Metropolitana do Porto passaram a ser servidos por este meio de transporte como Maia, Vila Nova de Gaia e Póvoa de Varzim.
Em curso está a segunda fase da Linha Amarela, em Gaia, até Santo Ovídio. Em marcha está também a linha de Gondomar (troço Estádio do Dragão- Vendas Novas), cujo concurso público foi já lançado.
Para Matosinhos está a ser equacionada, segundo o presidente da Câmara Municipal, a linha Senhora da Hora/S. Mamede de Infesta/ Custóias: "é uma linha extremamente importante, pela qual me bati aquando das negociações entre Governo e Junta Metropolitana do Porto, porque é essencial servir um conjunto de população bastante denso".
Quanto à ligação a Leça da Palmeira, o autarca considera fundamental encontrar uma boa solução, porque "o traçado que foi idealizado não me parece que seja o mais virtuoso e a Câmara vai desenvolver esforços no sentido de encontrar uma solução que permita que a parte norte da cidade não fique excluída do metro. Também temos que encontrar uma solução que não faça com que o metro seja uma inutilidade".
Para Guilherme Pinto, valeu a pena todos os sacrifícios sentidos, principalmente, pelos comerciantes: "eu acho que valeu a pena. Tenho a percepção que os matosinhenses aderiram em massa a este novo meio de transporte. A linha de Matosinhos é uma das mais frequentadas. Foi com grande paixão que acompanhei, metro a metro, a execução da obra em Matosinhos. Na altura liderei um grupo de trabalho que desenhou a inserção do metro em Matosinhos".
Números
Desde 1 de Janeiro de 2003, a Linha Azul (A), entre as estações Senhor de Matosinhos e Vasco da Gama, tem sido cada vez mais utilizada e o número de validações cresceu 7,62%. Até 27 de Novembro deste ano, foram registadas 13 milhões 533 mil 740 validações.
No troço compreendido entre a Senhora e o Estádio do Dragão (canal partilhado pelas linhas Azul, Vermelha, Verde e Violeta), o número de validações atingiu os 71 milhões 250 mil 912.
Analisando as actuais cinco linhas, constatamos que a Linha Amarela sofreu o maior aumento (25,67%), desde que entrou em funcionamento em 2005. Em dois anos, registou mais de 22 milhões de validações. Segue-se a Linha Azul, Linha Vermelha (quase 6 milhões em dois anos), Linha Verde (cerca de 4,5 milhões desde 2005) e Linha Violeta (quase 500 mil em pouco mais de um ano).
No total, o metro do Porto registou desde o início da operação comercial quase 118 milhões de validações.
Comemorações
As comemorações do 5º Aniversário do Metro estão centradas nas estações do Porto, com exposições, música, dança, cinema, teatro, instalações e visitas guiadas à Casa da Música.
Para as estações da Câmara de Matosinhos, Fórum da Maia, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão também previstas actuações de circo de rua.
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