segunda-feira, dezembro 17, 2007

Câmara de Gaia apoia extensão até Vila d`Este

Diário Digital


O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, manifestou-se hoje favorável à extensão da linha do Metro do Porto até à Urbanização de Vila d'Este, que tem mais habitantes que muitas cidades portuguesas.

«Os estudos recentemente divulgados revelam que Gaia é um território fértil para o desenvolvimento do metro. No caso de Vila d'Este, o prolongamento da linha, além de servir a população daquela urbanização, permitirá apoiar o actual e o futuro centro hospitalar e o Média Park, nas instalações da RTP», afirmou o autarca, em declarações à Lusa.

Na perspectiva de Marco António Costa, o prolongamento da Linha Amarela (Hospital S. João/João de Deus) até Vila d'Este resultará «num serviço importante em termos de procura».

A Associação dos Proprietários da Urbanização Vila d'Este, em Gaia, apelou hoje a que a segunda fase do Metro do Porto contemple o prolongamento da linha amarela até esta urbanização.

O apelo surgiu na sequência da apresentação de um estudo sobre a segunda fase do Metro do Porto, que aponta para uma elevada procura deste transporte na extensão a sul da linha amarela, que termina actualmente na estação João de Deus, na Avenida da República, em Gaia.

Nas declarações que prestou à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Gaia salientou ainda, relativamente à expansão da rede de metro no concelho, que os estudos divulgados apresentam «índices de procura que asseguram a consistência económica do projecto».

«Gaia é o terceiro concelho mais populoso do país, o que faz com que qualquer extensão do metro seja um serviço público«, frisou.

Marco António Costa revelou, por outro lado, que aguarda para breve a entrega do relatório do estudo que a Parque Expo está a elaborar sobre o futuro Interface de Laborim, que vai integrar a rede do Metro do Porto.

Este interface, que terá estacionamento para veículos de transporte público de passageiros e para veículos privados, além de uma grande estação do metro, vai assumir-se como o principal pólo na parte sul da rede, como contraponto ao papel que a estação da Trindade, no Porto, desempenha na parte norte.




Diário Digital / Lusa

13-12-2007 17:11:00


Sem comentários: