Mobilidade Empresa detém a exploração da rede até 2009 e está interessada em alargar essa parceria, assumindo a operação das linhas da segunda fase Autoridade de Transportes faz falta
fernando oliveira |
A taxa de sinistralidade do metro é das mais baixas da Europa |
A Transdev, que detém a exploração da rede do metro do Porto até 2009, pretende estender a parceria por mais anos e alargar a operação às linhas da segunda fase já projectadas, em que se integram a segunda ligação a Gaia e à Maia e as linhas de Gondomar e da Boavista. Apesar do Governo não ter definido ainda o modelo de financiamento para o desenvolvimento da actual rede, o administrador-delegado da empresa, Dominique Gauthier, deixa claro que, "se houver um concurso público para a exploração, a Transdev vai concorrer". O metro do Mondego é, também, um projecto "interessante" e está disponível para abraçá-lo.
Quando faltam poucas semanas para iniciar a operação até à Póvoa do Varzim (começará em Março), a empresa garante que desconhece o nome do vencedor do concurso para a aquisição de tram-train. "O concurso já acabou e a decisão vai sair. Para já, temos comboios para assegurar a exploração da linha [até à Póvoa]. No futuro, precisaremos dos novos comboios", assinalou, ontem de manhã, Dominique Gauthier, após a cerimónia de atribuição da "labelização de qualidade" à sociedade operadora do metro do Porto. É uma certificação interna do grupo Transdev.
Poucos acidentes
Com uma das mais baixas taxas de sinistralidade da Europa, o metro regista menos de sete acidentes por cada 10 milhões de quilómetros percorridos. O absentismo é inferior a 1,8% e só no ano passado foram dadas 31 mil horas de formação.
O número de utentes também não pára de crescer. Coutinho dos Santos - administrador-delegado dos Transportes Intermodais do Porto que substituiu Oliveira Marques (presidente da Comissão Executiva da Empresa do Metro) na cerimónia de entrega da labelização - revelou que, comparando o número de validações em Dezembro de 2004 com as de Dezembro do ano passado, houve um aumento de 140% nos dias de semana. O trajecto mais procurado é entre as estações da Trindade e da Senhora da Hora. Outras ligações com muitos utentes são entre Câmara de Gaia e Trindade e entre Trindade e Estádio do Dragão. Já as receitas correspondem a 28% dos custos (feitas as contas com o custo do leasing), sendo previsível que, em 2010, atinjam os 41%.
No entanto, o administrador- delegado da Transdev reconhece que a inexistência de uma intermodalidade alargada às empresas de transporte público da região prejudica os passageiros e salienta a necessidade de ressuscitar a Autoridade Metropolitana de Transportes. "Precisamos de uma autoridade para organizar a intermodalidade. É uma decisão política", admitiu Dominique Gauthier, referindo que a Transdev vai investir no sector rodoviário no Norte. E já está a estudar a compra de algumas empresas pequenas.
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