sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Metro/Porto: Presidente da empresa admite derrapagem nas contas

Rádio Renascença

22/02/2006



Oliveira Marques queixa-se do aproveitamento político feito ao relatório da Inspecção das Finanças e teme o mesmo com o do Tribunal de Contas, que ainda não é do conhecimento público.



(14:59) O presidente da empresa do Metro do Porto considera que estes dois documentos são tecnicamente medíocres e eticamente deploráveis.

Apesar de admitir que houve alguma derrapagem nas contas da empresa, Oliveira Marques disse que foi dentro de limites que considera aceitáveis.

Quanto aos prémios atribuídos aos elementos dos órgãos sociais da empresa, este responsável responde com a sua disponibilidade para abandonar o cargo sem pedir qualquer indemnização.

Oliveira Marques falava no dia em que foi conhecida a data da abertura ao público da Linha Vermelha até à Póvoa de Varzim que será a 18 de Março.

Por seu turno, o ministro das Finanças condenou a decisão do Metro do Porto de atribuir aos seus administradores prémios de gestão no valor de 650 mil euros e recordou que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução contra a atribuição deste tipo de prémios relativamente a 2004 e 2005. Só que os capitais desta empresa não são inteiramente estatais e, por isso, o Governo não pode fazer nada.

No entanto, Teixeira dos Santos garantiu que pretende reforçar os mecanismos de acompanhamento e avaliação da gestão do sector empresarial do Estado.


Sem comentários: