sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Reformados e estudantes vão pagar menos no metro

Jornal de Notícias

Hugo Silva


Só falta a aprovação formal da Direcção-Geral de Transportes Terrestres (DGTT) para que entre em vigor o tarifário social da Metro do Porto, que garantirá descontos para reformados e estudantes na aquisição de passes mensais. Oliveira Marques, presidente da Comissão Executiva da empresa, revelou que os descontos atingirão os 47% no caso dos reformados e os 25% para os estudantes. Valores que se traduzirão em reduções significativas para os utentes, nomeadamente para aqueles que efectuam viagens mais longas.

O documento está em "vias de aprovação pela DGTT", afiançou Oliveira Marques, esperançado que, a curto prazo, as tarifas sociais sejam uma realidade. O presidente da Comissão Executiva da Empresa do Metro falava durante uma viagem experimental na Linha da Póvoa, precisamente o percurso mais extenso da primeira fase da rede e cujas tarifas vão aumentar significativamente, a partir do próximo mês, quando as composições começarem a circular efectivamente (actualmente, as viagens são feitas em transporte alternativo rodoviário, entre a Póvoa e Crestins, na Maia).


Serviço expresso

A data de inauguração da Linha da Póvoa (ou Vermelha ou B) está marcada 18 de Março. A partir da Senhora da Hora (Matosinhos) são mais 21 estações e 24 quilómetros que se acrescentam à rede. Um investimento de 252 milhões de euros, à razão de 10,5 milhões de euros por quilómetro. As expropriações necessárias significaram um acréscimo de preços de 16%, enquanto a inserção urbana representou mais 22%. Sem essas parcelas, explicou Oliveira Marques, o custo seria de 182 milhões.

O modelo de operação para a Linha Vermelha, para onde se esperam cerca de cinco milhões de validações por ano, está definido. Vão existir dois serviços o omnibus, com paragem em todas as estações, e o expresso, que, depois de partir da Póvoa, só pára em Vila do Conde, Pedras Rubras e Senhora da Hora. Apesar das diferenças, o preço será o mesmo, de acordo com o tarifário andante.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Empresa do Metro, passarão quatro composições por hora na Linha Vermelha (três do serviço normal e um expresso).


30 veículos por 120 milhões

A viagem entre a Póvoa e a Senhora da Hora demorará entre 30 e 35 minutos. Até ao centro do Porto (Trindade), há que juntar mais 13 minutos. Ou seja, nesta fase, os utentes da antiga linha ferroviária da Póvoa poucos benefícios terão em termos de tempo (no comboio gastavam cerca de 55 minutos). Até porque, conforme sublinhou Oliveira Marques, a operação comercial arrancará com as obras de inserção urbana ainda em curso, o que obrigará as composições a abrandarem em certas zonas.

A situação sofrerá uma melhoria significativa quando entrarem ao serviço os tram-train (veículos especiais, com maior capacidade e que atingem velocidades mais elevadas). O Conselho de Administração da Metro já aprovou a adjudicação do fornecimento de 30 tram-train à Bombardier. O dossiê carece, agora, da aprovação formal por parte do Governo, explicou Oliveira Marques, esclarecendo que a operação envolve um montante na ordem dos 120 milhões de euros.

O presidente da Comissão Executiva da Metro do Porto acredita que dentro de "um ano e meio" os primeiros tram-train já circulem na Linha da Póvoa. Aqueles veículos também serão usados na Linha da Trofa, que também já tem data para a abertura do troço até ao ISMAI 31 de Março. À espera de autorização do Governo continua a obra de duplicação da linha entre o ISMAI e a Trofa.



Reformados 21,25 euros Estudantes: 21,25 euros

Passe Z3

Reformados 27,50 euros Estudantes: 27,50 euros

Passe Z4

Reformados 33,75 euros Estudantes: 33, 75 euros

Passe Z5

Reformados 40 euros Estudantes: 40 euros

Passe Z6

Reformados 46,25 euros Estudantes: 46,25 euros



Reformados 11,27 euros Estudantes: 15, 94 euros

Passe Z3

Reformados 14,58 euros Estudantes: 20,63 euros

Passe Z4

Reformados 17, 89 euros Estudantes: 25,32 euros

Passe Z5

Reformados 21,2 euros Estudantes: 30 euros

Passe Z6

Reformados 24, 52 euros Estudantes: 34, 69 euros

Sem comentários: