quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Reuniu com a Metro do Porto

Primeiro de Janeiro

Marta Araújo



O deputado do Partido Popular (PP), Pires de Lima, vai exigir, junto do Ministério das Obras Públicas, a apresentação e explicação do modelo de governação e de financiamento referente ao Metro do Porto.


O anúncio de tal pedido de explicações junto do Governo foi anunciado ao final da manhã de ontem, no Porto, por Pires de Lima, depois de ter sido recebido pela administração do organismo em causa.
Pires de Lima explicou ao JANEIRO que o objectivo do encontro com Valentim Loureiro passou por “tomar consciência, ouvindo os interessados, de qual o ponto de situação relativo à falta de informação e comunicação entre o Governo, nomeadamente o Ministério das Obras Públicas e a administração da Metro do Porto”. O deputado popular pretendeu, desta forma, destacar que “há cerca de um ano que está instalada uma espécie de guerrilha entre estes dois organismo”. Pires de Lima afirma tratar-se de “uma guerra perfeitamente gratuita e que apenas serve para prejudicar os cidadãos do Porto e os inúmeros utilizadores daquele meio de transporte”.
O deputado pretende “desbloquear” a falta de comunicação e colocar um ponto final na “guerrilha” e, para o efeito, lembra que “em causa está a continuidade de uma obra muito importante, que estava muito bem encaminhada, mas que neste altura, e devido a essa falta de comunicação, já começa a colocar em risco a sua continuidade e manutenção”. Neste sentido, Pires de Lima promete pedir contas ao Ministério das Obras da Públicas, no sentido de este organismo apresentar “o modelo de governação e de financiamento que pretende, se é que o pretende, colocar em prática”. O deputado popular lembra ainda que os custos inerentes às linhas que compõem o metro do Porto são bastante aceitáveis, quando comparados com outras grandes obras realizadas em Lisboa e mesmo na Europa.

Sem comentários: