quinta-feira, março 02, 2006

Linha da Maia poderá chegar ao Ismai a 31 de Março

Fábrica de Conteúdos

2006-02-23 11:37:08


A Linha da Maia do metro do Porto poderá chegar ao Ismai (Instituto Superior da Maia) a 31 de Março, enquanto que a abertura da Linha do Aeroporto será efectuada em Abril. A empresa Metro do Porto também anunciou que a 18 de Março a Linha Vermelha ligará, em definitivo, Póvoa de Varzim e a estação de Crestins, em Matosinhos.

Segundo precisou o presidente da empresa, Oliveira Marques, os clientes da Linha Vermelha terão metro a cada 15 minutos, com a Metro do Porto a oferecer um serviço de expresso por hora, fazendo paragens na Póvoa, em Vila do Conde, Pedras Rubras e Senhora da Hora.

Neste percurso, as viagens mais rápidas, explicou o responsável, demorarão «30 a 35 minutos» até à Senhora da Hora, uma vez que decorrem obras de requalificação urbana que exigem a redução de velocidade. Terminados os constrangimentos, Oliveira Marques garantiu que será possível fazer essa viagem de 24 quilómetros em menos de meia hora.

Por outro lado, a Metro do Porto, diz o jornal Público, estima conseguir cinco milhões de validações por ano no troço da Linha Vermelha entre o extremo Norte e a Senhora da Hora, pontuado por 25 estações.

Oliveira Marques indicou ainda estar tudo encaminhado para a adjudicação à Bombardier dos 30 veículos tram-train, apropriados para trajectos suburbanos, como é o caso da Linha da Póvoa. A encomenda, que será formalizada numa das próximas reuniões da administração, mal chegue o aval Governo, vai custar 120 milhões de euros.

Sem comentários: