quinta-feira, março 02, 2006

Porto - Condições da Linha da Póvoa geram insatisfação

Correio da Manhã

2006-02-28 - 00:00:00

Baía Reis
Quando comparado com o comboio, o metro fica a perder
Quando comparado com o comboio, o metro fica a perder


João Carlos Malta, Porto



A Comissão de Utentes da Linha da Póvoa (CULP) está revoltada face às opções tomadas pela Metro do Porto para a ligação entre o Porto e a Póvoa do Varzim. A obra custou 252 milhões de euros e segundo o presidente da CULP, Armando Herculano, o metro será “mais caro, mais lento e menos cómodo” do que o comboio que antes fazia o percurso.


Mais do que um desperdício, o representante dos utentes considera um “prejuízo” para as populações da Póvoa do Varzim e Vila do Conde.

Face a estas acusações, Valentim Loureiro, presidente do Conselho de Administração (CA) da Metro, diz que a obra está planeada há sete anos, mas que o CA não será “insensível” às queixas das populações. “Não percebo o ‘timing’ destas declarações que penso ser tardio”, acrescentou ao CM.

Armando Herculano, que reclama representar três mil utentes, responde afirmando que o alerta foi dado em Janeiro de 2001: “O major é que chegou tarde ou se calhar anda atarefado com outras coisas e não pode ler cartas que lhe enviámos.”

Segundo a CPUL, nos 24 quilómetros da linha Porto-Póvoa do Varzim, inaugurados a 18 de Março, o metro perde com o comboio em todos os parâmetros. O número de lugares sentados diminui e a viagem demorará 71 minutos, mais 18 do que o comboio. Para o aumento do tempo do percurso contribui o aumento de número de paragens que sobe das anteriores 13 para 21. A velocidade baixa dos 37,4 para os 28 quilómetros horários.

No que diz respeito ao preço da viagem, um passe normal sobe de 29,5 para 46,25 euros. Para idosos e estudantes o passe social, entretanto criado pela Metro, subirá dos 14,8 para 34,7 euros. Armando Herculano alerta ainda para as estações não terem condições sanitárias nem telefone e para a falta de cobertura suficiente para proteger os passageiros das intempéries.

NÚMEROS DA POLÉMICA NO METRO

- 21 estações que a linha tem com o metro. Com o comboio eram 13.

- 252 milhões gastos pelo Metro para adaptar linha entre Póvoa e Sr.ª da Hora.

- 56,8% de aumento das despesas para os utentes da linha da Póvoa.

- 71 minutos de viagem de metro, mais 18 do que faz o comboio.

- 112 lugares sentados no metro contra os 234 do comboio.

- 28 km por hora é o valor médio da velocidade comercial do metro.

Sem comentários: