Jornal de Notícias
Inês Schreck
Já que não é possível encurtar o tempo de espera dos utentes nas estações de metro, então há que diminuir o tempo de espera psicológico. A Metro do Porto prepara-se para lançar um projecto de informação/ entretenimento para os seus clientes, que passa pela instalação de televisores nas estações subterrâneas e nas composições. Os conteúdos informativos são responsabilidade da SIC e os relacionados com a actividade da Metro ficam a cargo da Universidade Fernando Pessoa, com quem a empresa de transportes assinou, ontem, um protocolo de colaboração.
A instalação do equipamento será faseada, sendo que, no final do ano, haverá 93 televisores a emitir em três estações subterrâneas (Casa da Música, Trindade e Pólo Universitário) e outros 864 nos 72 veículos da frota.
60 actualizações diárias
Contudo, não será necessário esperar tanto tempo para que alguns clientes da rede possam usufruir do serviço, denominado "Metro TV". A experiência vai arrancar nas próximas semanas nas estações acima referidas e em dois veículos. Aliás, os equipamentos já começaram a ser colocados nas estações.
O projecto visa disponibilizar aos clientes informação sobre o desempenho da rede, que pode incluir notícias sobre acidentes ou incidentes, informação promocional, publicidade, entretenimento e conteúdos externos de carácter noticioso.
Todo o noticiário, que passará pelas áreas nacional, internacional, economia, bolsa, cultura, desporto e meteorologia, é da responsabilidade da SIC e contará com uma média de 60 actualizações diárias. Também o entretenimento fica a cargo daquela emissora, nomeadamente filmes de desenhos animados, documentários, espectáculos e sugestões culturais da Área Metropolitana do Porto.
Teste para estudantes
Os alunos da Universidade Fernando Pessoa também vão ter oportunidade de produzir conteúdos para o sistema da Metro. A empresa assinou, ontem, um protocolo de cooperação, que permitirá aos estudantes, nomeadamente aos do curso de Comunicação, "testarem na prática as competências adquiridas", salientou Salvato Trigo, director da Universidade Fernando Pessoa.
A ideia de colaboração com aquela universidade surgiu por acaso, mas a Metro do Porto garante estar aberta a outras cooperações. As vantagens da colaboração foram sublinhadas tanto pelo responsável da universidade, como pelos administradores da Metro.
Por um lado, a empresa ganha conteúdos, por outro "dá-se visibilidade aos alunos, o que pode facilitar a sua introdução no mercado de trabalho", afirmou Valentim Loureiro, presidente do Conselho de Administração da Metro.
Pormenores
Emissão nas estações
Nas estações estão a ser instalados projectores e ecrãs rígidos de retro-projecção com 140 polegadas e colunas de som. Em média, cada estação subterrânea contará com seis pontos de visualização.
Ecrãs nos veículos
Nas composições vão ser colocados ecrãs TFT/LCD de 15 polegadas, sonorizados e com protecção anti-vandalismo. Serão instalados aos pares (costas com costas) suspensos no tecto dos veículos. Cada veículo terá em média 12 ecrãs.
"Audiência" elevada
Com base na actual média diária de clientes, a Metro do Porto estima que na primeira fase do serviço (com televisores em três estações e dois veículos) se atinjam os 4,2 milhões de contactos por dia. Na segunda fase, prevista para o segundo semestre, (com mais televisores nas estações e com todos os veículos apetrechados) esperam-se 95,7 milhões de contactos diários.
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