domingo, março 26, 2006

Opiniões sobre o metro

Póvoa Semanário


João Costa 18 anos Estudante
"Moro na Póvoa e utilizo diariamente o Metro para me deslocar até ao Instituto Superior de Engenharia – ISEP – local onde estudo - e considero que a situação está bem melhor. Ainda não utilizei o Expresso, que apenas pára em Vila do Conde e Pedras Rubras, e, por isso, penso que a viagem é, um tanto ou quanto, demorada, dado o excessivo número de estações em que o veículo pára. Além disso, parece-me que existe uma distância muito curta entre todas as paragens, o que não se justifica. Mas analisando os prós e os contras, este é, sem dúvida, um meio de transporte bem melhor do que os autocarros que faziam os chamados 'percursos alternativos'. Só lamento que, agora, demore mais 20 minutos do que anteriormente para chegar ao pólo universitário. Mesmo assim, defendo que este meio de transporte é melhor,e, acredito que melhore quando vierem as novas carruagens".

C. Pereira 31 anos Restauração
"Sou um utilizador habitual da linha vermelha da Metro do Porto. Não tenho razões de queixa dos transportes alternativos, pareciam-me uma excelente solução, agora que a linha da Póvoa entrou em funcionamento regular, saio prejudicado pois a paragem das camionetas ficava perto de minha casa, algo que não acontece actualmente. Existe mais um ponto em que os alternativos saíam claramente a ganhar em relação às carruagens actuais, eram, sem qualquer dúvida, mais rápidos a chegar aos seu destino. Essa maior demora deve-se ao excesso de estações, uma decisão que não consigo compreender. Sempre que o veículo arranca já está a parar outra vez o que torna a viagem extremamente cansativa. Para além disso, não considero que o veículo actual seja confortável. Já tentei encontrar uma alternativa que me permita evitar esta viagem de cerca de uma hora mas, até ao momento, não foi possível".

Tiago Oliveira 18 anos Estudante
"Venho para a Póvoa todos os dias da semana porque sou aluno da escola secundária Eça de Queirós e por essa razão, a abertura da linha não fez grande diferença. Já utilizava os transportes alternativos tanto para vir para cá como para ir até ao Porto mas ainda só andei no Metro propriamente dito uma vez, desde que a linha vermelha abriu ao público. É bem mais rápido do que a solução anterior mas, para mim, é um pouco pior, pois a paragem de camioneta ficava bem mais perto de minha casa.
Agora tenho que andar um pouco mais até à estação, mas o tempo que demoro é compensado pela viagem mais rápida que a composição faz. O autocarro apanhava sempre algum trânsito, o que atrasava alguns minutos a chegada. As carruagens são muito confortáveis e têm mais espaço do que os transportes alternativos"

Daniel Ramos 19 anos Estudante
"A minha residência é em Vilar e por essa razão escolhi o Metro como meio de transporte para a Póvoa de Varzim, pois é aqui que estudo. Não é difícil apontar grandes diferenças entre os transportes alternativos e as carruagens que agora estão ao serviço do público. Não tenho dúvidas em dizer que é bem melhor, visto que tem mais espaço e existem lugares sentados para toda a gente, enquanto que nas camionetas isso não acontecia e muitas vezes tínhamos, mesmo, que aguardar pela chegada do veículo seguinte para fazer a nossa viagem pois aquele em que queríamos seguir ia completamente cheio.
A frequência é bem maior (o máximo que esperamos é 20 minutos) e temos sempre a informação de quanto tempo falta até à próxima composição atingir a estação. Resumindo, trata-se de uma solução mais prática e, sem dúvida, bem melhor".


Sem comentários: